Londrina - Alunos e ex-alunos, amigos e familiares compareceram ontem à Câmara Municipal de Londrina para o velório do professor e fundador do Colégio Universitário, Water Okano. Falecido aos 72 anos, Water deixa a esposa, seis filhos e quatro netos. Ele estava internado havia 20 dias e não resistiu ao câncer.
Filho de professores no interior de São Paulo, chegou a Londrina na década de 1930 e começou a carreira docente aos 14 anos, em uma escola rural. Graduou-se em Matemática na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especializou-se em Administração Universitária pela Organização Universitária Interamericana, na Universidade Philadelphia, nos Estados Unidos. Em 1969, com um grupo de outros professores, Okano criou o Curso Universitário, embrião do Colégio Universitário.
Também foi inspetor de Ensino, responsável por nove municípios da região do Norte Pioneiro, chefe do Serviço Admninistrativo da Superintendência do Ensino Superior da Secretaria de Educação, professor do Colégio Vicente Rijo e colaborou na criação do curso de Matemática na Faculdade de Filosofia, CViências e Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
''A família se orgulha do homem público que ele foi, sempre ligado à educação, formando três gerações de profissionais na região. Sempre pregou a tolerância e a compreensão como pilares da formação. Ele viveu dando aula, que era o que gostava de fazer'', afirmou o genro Ricardo Jorge Pereira.
O corpo será cremado hoje, em Curitiba, às 17 horas, e as cinzas serão trazidas para Londrina.