Araçatuba (SP) - Morreu sábado, em São Paulo, o pecuarista e empresário Sebastião Ferreira Maia, o Tião Maia, de 87 anos. Maior criador de gado no Brasil na década de 60, Maia ficou milionário com investimentos na Austrália e nos Estados Unidos, onde morou até voltar ao Brasil há seis anos, depois de sofrer um aneurisma. Por causa de uma pneumonia, Maia estava internado em estado grave no Hospital Sírio Libanês desde 10 de fevereiro.
  Nascido em Passos (MG), dono do primeiro frigorífico nacional na década de 60, criador de gado e amigo e sócio dos ex-presidentes João Goulart e Juscelino Kubitschek, Maia se tornou conhecido pelo espírito empreendedor e o jeito caipira, que fascinavam amigos, empresários e políticos do alto escalão. Seu estilo folclórico inspirou a Rede Globo a criar o personagem Sinhozinho Malta, da novela ‘‘Roque Santeiro’’.
  Maia desenvolveu a pecuária de corte na Austrália, onde ficou milionário como dono de milhares de cabeças de gado e de grandes fazendas e passou a ser chamado de o Barão do Gado. Depois, morou nos Estados Unidos, onde fez investimentos milionários, em especial no mercado imobiliário, e em outros negócios.
  Há seis anos, depois de sofrer um aneurisma cerebral que deixou seqüelas na sua memória, ele voltou ao Brasil e passou a viver recluso em um apartamento na capital paulista. Acompanhado da irmã e enfermeiros, era submetido a sessões de fisioterapia e de fonoaudiologia até seu estado piorar em fevereiro deste ano e ter de ser internado às pressas.