A juíza Elisabeth Khater, do Tribunal do Júri, faleceu aos 70 anos na madrugada desta sexta-feira (20) em Londrina. Ela estava afastada do cargo por problemas de saúde.

Imagem ilustrativa da imagem Morre juíza Elisabeth Khater, do Tribunal do Júri
| Foto: Devanir Parra/CML

Filha de Pedro Khater e Alice Mattar Khater, Elisabeth nasceu em São Paulo, onde passou parte da infância. Em Londrina, estudou no Colégio Mãe de Deus e no Colégio Londrinense. Ingressou em direito na UEL (Universidade Estadual de Londrina) e concluiu a graduação em 1974.

Atuou no EAAJ (Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos) e no INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), no departamento Jurídico e de Arrecadação. Especializou-se em Direito Civil e Trabalhista e inaugurou o próprio escritório de advocacia um ano após a formatura. Khater foi secretária executiva e advogada do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado do Paraná em Londrina por dez anos.

Pelo município, atuou no Pavilon (Serviço de Pavimentação de Londrina) e na Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) e foi assessora jurídica da prefeitura durante a gestão de Wilson Moreira (PSDB).

Foi aprovada no concurso público de magistratura m 1986 e trabalhou como juíza substituta em Nova Esperança, Rolândia e Londrina. Lecionou sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) enquanto professora da Escola de Magistratura de Londrina de 1987 até 1988.


Também em 1988 foi promovida a juíza de direito e nomeada para Altônia (Oeste) um ano depois. Atuou em Primeiro de Maio (Norte) em 1990, onde ficou apenas 11 meses, quando passou para a comarca de Loanda (Norte). Lá ficou por 17 anos. Em 2008, Khater assumiu a 1ª Vara Criminal e a presidência do Tribunal do Júri em Londrina. Foi ainda diretora do Fórum Criminal e juíza eleitoral.

Em 2011, a magistrada recebeu o título de Cidadã Honorária de Londrina pela Câmara Municipal. Khater presidiu o primeiro júri popular do caso Amanda Rossi, que culminou com a condenação de dois réus por mais de 20 anos de prisão e casos de repercussão como "Zoza" e Mauro Janene, condenado pelo assassinato de Maria Estela Pacheco.

O diretor do Fórum de Londrina, Luiz Valério dos Santos, informou que o expediente será suspenso nesta sexta-feira nos fóruns Criminal e Cível e na Vara de Execuções Penais em Londrina.

"A juíza Elisabeth Khater atuou durante muitos anos como presidente do Tribunal do Júri e na 1ª Vara Criminal em Londrina. Convivi com ela desde 2012, quando cheguei na cidade. Ela sempre foi muito respeitada pelos colegas, promotores e advogados, não só em Londrina como em todas as outras comarcas em que trabalhou. Em Londrina, ela deixa um legado muito importante. Conseguiu colocar em dia o trabalho acumulado e dar andamento aos processos. Antes do afastamento, ela fazia os júris duas vezes por semana. Sempre trabalhou bastante e deu muito de si. Merece todas as nossas homenagens”, ressalta Santos.

A promotora de Defesa da Saúde Pública, Susana de Lacerda, atuou junto a magistrada em casos marcantes como, em 2008, no júri que condenou Marcos Campinha Panissa pela morte da ex-mulher Fernanda Estruzani. “Trabalhamos juntas durante quase quatro anos. Trabalhei com ela no momento em que a gente tinha uma situação complicada em termos de processos atrasados. Fizemos vários casos que estavam aguardando julgamento há muitos anos e que não estavam nem na pauta”, conta Lacerda.

“Posso dizer que ela era uma mulher que vivia para o trabalho e se orgulhava da magistratura. Era determinada, de temperamento forte, não poupou esforços até conseguir o objetivo dela que era deixar a Vara do Júri na situação que ela se encontra hoje, praticamente zerada. No aspecto pessoal, ela vivia para a família. Não tinha filhos, mas considerava muito os sobrinhos e sobrinhos-netos como filhos. Era uma relação muito bacana e verdadeira. Eles também a consideravam como segunda mãe”, afirma a promotora.

De acordo com o site da Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina), o velório será realizado no Parque das Allamandas. O sepultamento será neste sábado, às 10h, no Cemitério São Pedro, região central de Londrina.


(Com informações da Câmara Municipal de Londrina)

(Atualizado às 11h)