Imagem ilustrativa da imagem Morre idosa de 120 anos que aguardava título de mais velha do mundo
| Foto: Gina Mardones/14-6-2016
Jesuina passou a vida no campo, se alimentou de produtos naturais e deu conta dos afazeres domésticos até os 110 anos
Imagem ilustrativa da imagem Morre idosa de 120 anos que aguardava título de mais velha do mundo



Aos 120 anos, dona Jesuina dos Santos Cardoso deixou 12 dos 15 filhos, 36 netos, 63 bisnetos e 44 trinetos. Na manhã desta quarta-feira (13), após o banho, a idosa morreu em casa, no Distrito de Porto Espanhol, em Rio Branco do Ivaí (a 170 km de Londrina). "Ela venceu a jornada dela e fez tudo o que tinha que ser feito. Cento e vinte anos não são 120 dias", disse já conformada a neta Dalíria Franco durante o velório.
Nos últimos 30 anos, Dalíria, casada com um dos netos de dona Jesuina, a adotou como avó e cuidou diariamente da matriarca da família. A história da idosa foi revelada em razão de uma suspeita de fraude no INSS. O marido dela viveu até os 90 anos, mesma idade de Jesuina na época em que ele faleceu. Desde então, a idosa passou a receber uma pensão. No entanto, o benefício foi cancelado no mês de abril. "Eles cismaram com a idade dela", lembrou a neta. Há um mês a família recebeu a reportagem da FOLHA para contar a história da centenária. Para provar que estava viva, Jesuina teve a ajuda de parentes e amigos e viajou 140 km de carro até a cidade de Apucarana. Os pagamentos foram normalizados depois que ela foi apresentada aos funcionários da agência.
Dona Jesuina, que fez a primeira consulta médica aos 100 anos, foi internada no final da semana passado na Santa Casa de Rosário do Ivaí e recebeu alta na tarde da última terça-feira (12). Após dormir a noite toda em casa e tomar o café da manhã como de costume, ela se manteve firme durante o banho e morreu em seguida. "Ela não reclamou de nada. Só fechou os olhos e descansou", descreveu a neta.
A avó nasceu em 30 de janeiro de 1896, na cidade de Reserva (a 90 km de Rio Branco do Ivaí), ano foi realizada a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas. Jesuina passou a vida no campo, se alimentou de produtos naturais e deu conta dos afazeres domésticos até os 110 anos.
Parentes e amigos esperavam que ela fosse reconhecida pelo Guinness Book como a pessoa mais idosa do mundo. O recorde hoje é da italiana Emma Martina Luigia Morano, de 116 anos. Mesmo com os documentos em mãos, a filha do casal Honorato Calaudino e Francisca dos Santos morreu sem obter uma resposta.
Para a neta, os hábitos saudáveis, a paciência e a religiosidade da centenária serviram de exemplo. A avó, que dizia ter sangue indígena, não guardava rancor e se manteve ativa até ser obrigada a reconhecer os próprios limites. O corpo de Jesuina será enterrado nesta quinta-feira (14), às 10 horas, em Rio Branco do Ivaí.

mockup