Morre idosa de 120 anos que aguardava título de mais velha do mundo
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 13 de julho de 2016
Viviani Costa<br>Reportagem Local 


Aos 120 anos, dona Jesuina dos Santos Cardoso deixou 12 dos 15 filhos, 36 netos, 63 bisnetos e 44 trinetos. Na manhã desta quarta-feira (13), após o banho, a idosa morreu em casa, no Distrito de Porto Espanhol, em Rio Branco do Ivaí (a 170 km de Londrina). "Ela venceu a jornada dela e fez tudo o que tinha que ser feito. Cento e vinte anos não são 120 dias", disse já conformada a neta Dalíria Franco durante o velório.
Nos últimos 30 anos, Dalíria, casada com um dos netos de dona Jesuina, a adotou como avó e cuidou diariamente da matriarca da família. A história da idosa foi revelada em razão de uma suspeita de fraude no INSS. O marido dela viveu até os 90 anos, mesma idade de Jesuina na época em que ele faleceu. Desde então, a idosa passou a receber uma pensão. No entanto, o benefício foi cancelado no mês de abril. "Eles cismaram com a idade dela", lembrou a neta. Há um mês a família recebeu a reportagem da FOLHA para contar a história da centenária. Para provar que estava viva, Jesuina teve a ajuda de parentes e amigos e viajou 140 km de carro até a cidade de Apucarana. Os pagamentos foram normalizados depois que ela foi apresentada aos funcionários da agência.
Dona Jesuina, que fez a primeira consulta médica aos 100 anos, foi internada no final da semana passado na Santa Casa de Rosário do Ivaí e recebeu alta na tarde da última terça-feira (12). Após dormir a noite toda em casa e tomar o café da manhã como de costume, ela se manteve firme durante o banho e morreu em seguida. "Ela não reclamou de nada. Só fechou os olhos e descansou", descreveu a neta.
A avó nasceu em 30 de janeiro de 1896, na cidade de Reserva (a 90 km de Rio Branco do Ivaí), ano foi realizada a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas. Jesuina passou a vida no campo, se alimentou de produtos naturais e deu conta dos afazeres domésticos até os 110 anos.
Parentes e amigos esperavam que ela fosse reconhecida pelo Guinness Book como a pessoa mais idosa do mundo. O recorde hoje é da italiana Emma Martina Luigia Morano, de 116 anos. Mesmo com os documentos em mãos, a filha do casal Honorato Calaudino e Francisca dos Santos morreu sem obter uma resposta.
Para a neta, os hábitos saudáveis, a paciência e a religiosidade da centenária serviram de exemplo. A avó, que dizia ter sangue indígena, não guardava rancor e se manteve ativa até ser obrigada a reconhecer os próprios limites. O corpo de Jesuina será enterrado nesta quinta-feira (14), às 10 horas, em Rio Branco do Ivaí.


