Um homem foi dado como morto e acordou em uma clínica funerária de Umuarama (Noroeste), na noite desta segunda-feira (17). Segundo a funerária, os profissionais do local fizeram procedimentos para atestar o óbito - confirmado pelo hospital Instituto Nossa Senhora Aparecida de Umuarama - e descobriram que o homem tinha sinais vitais. No entanto, o paciente, de 57 anos, não resistiu e morreu horas depois.

De acordo com a Acesf (Administração de Cemitérios e Serviços Funerários) do município, o órgão fez a remoção do que considerava o corpo do paciente e repassou para a clínica funerária Umuprev após a suposta comprovação do óbito, respaldado pelo parecer médico do hospital.

O hospital emitiu nota esclarecendo que está tomando todas as medidas necessárias para apurar os fatos e que todos os profissionais envolvidos na declaração de óbito errônea já foram afastados de suas atividades.

A reportagem entrou em contato com a clínica Umuprev, que declarou que, antes de dar início ao processo de preparação para o enterro, fez procedimentos para checar os sinais vitais do homem, comprovando, assim, o erro médico. Depois, a Umuprev confirmou o óbito do paciente.

A nota ainda esclarece que, após a agitação inicial, a equipe solicitou uma viatura do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e, em seguida, o homem foi levado para uma unidade hospitalar para tratamentos médicos.

A Umuprev também ressalta que não realizou qualquer procedimento invasivo no paciente durante todo esse processo.


De acordo com a Polícia Civil, por meio da 7ª Subdivisão Policial de Umuarama, instaurou procedimento para apurar o caso.

Atualizada às 18h42