Morre Friedrich Schaechter, o inventor da caneta 'Bic'
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 28 de maio de 2002
Agência Efe 
Viena - O vienês Friedrich Schaechter, inventor da famosa caneta Bic, assim como do isqueiro e da gilete descartáveis, morreu no último dia 23 em sua cidade natal, informou ontem o jornal austríaco Die Presse.
Nascido em 1924, foi em seu ateliê chamado Minitek, no bairro vienês de Liesing, onde Schaechter teve a idéia, em 1971, de criar um instrumento para escrever que fosse simples, robusto e, sobretudo, barato.
Projetou assim a Schreib-Kugel (bola de escrever ou caneta), que o consórcio francês Bic comprou em seguida para convertê-lo em um dos objetos mais vendidos do mundo.
Foi o barão francês Marcel Bic, fundador do consórcio, que se interessou pelo ateliê vienês e decidiu participar da pequena empresa de Schaechter, onde além da caneta, nasceu também a gilete e o isqueiro a gás descartáveis.
Bic, como sócio de Schaechter, que fugiu da Áustria durante a ocupação nazista, decidiu também fabricar os instrumentos de precisão necessários para a fabricação desses objetos de sucesso. Sua equipe, que continua trabalhando nessa capital, tem até agora mais de 100 patentes internacionais.
Schaechter foi membro de honra da Forschungsgemeinschaf Ultrapraezisionstechn (Comunidade de Pesquisa de Técnicas de Ultraprecisão) do Instituto Fraunhofer de Aquisgrán (Alemanha), assim como da Universidade Técnica de Viena.
O talentoso e múltiplo inventor continuava tentando aperfeiçoar até pouco antes de sua morte a ponta de seu filho mais famoso, a caneta, com o qual obteve a patente americana número 3.135.231.
Além disso, para a empresa Paul C. Fisher, criou também a chamada caneta espacial, que acompanha todo astronauta da Nasa em suas viagens extraterrestres.


