Imagem ilustrativa da imagem Morre ex-presidente da OAB Londrina Adyr Sebastião Ferreira
| Foto: Arquivo pessoal

O advogado Adyr Sebastião Ferreira morreu neste domingo, vítima de parada cardíaca decorrente da Covid-19. Ele estava internado há dois meses no INC (Instituto de Neurologia e Cardiologia de Curitiba). A morte aconteceu no final da tarde de domingo (4), por volta das 17 horas. Nascido em Curitiba-PR, Adyr Sebastião Ferreira veio para Londrina em 1948, onde estudou e trabalhou até 1999, ano em que voltou à terra natal. Foi procurador-geral de Londrina durante a gestão do ex-prefeito Wilson Moreira, presidente da Subseção da OAB em Londrina, professor de Direito Civil e de Direito Romano na Universidade Estadual de Londrina, conselheiro científico da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Na relação de docentes da UEL ele consta como funcionário a partir de 1972.
Na relação de docentes da UEL ele consta como funcionário a partir de 1972. | Foto: Reprodução/UEL

Ele se interessou pelo Direito influenciado pelo seu tio, Ary Pizatto Ferreira, que foi jurista e promotor público em Londrina na época em que ele frequentou o Curso Clássico do Instituto Filadélfia, em 1963 e 1964. Depois de 42 anos advogando em Londrina (sendo os últimos 35 no mesmo lugar, no Edifício Satélite), em 1999 se transferiu para Curitiba, em razão do casamento com Íria Marchiori, e o nascimento de seu filho, Alexandre. Como ele já mantinha um escritório em Curitiba, para atendimento das questões junto ao tribunal, passou a inverter as viagens: em vez de embarcar de Londrina para Curitiba, passou a sair de Curitiba para atender ao escritório de Londrina, até que em 2011, encerrou as atividades.

Adyr Ferreira (terceiro, da esquerda para a direita) em solenidade na OAB/Londrina
Adyr Ferreira (terceiro, da esquerda para a direita) em solenidade na OAB/Londrina | Foto: Jonas Pereira/OAB/Divulgação

Lecionou durante quase 20 anos na UEL (Universidade Estadual de Londrina) as matérias de Direito Civil (sobretudo a Parte Especial) e Direito Romano. Teve quase nove mil alunos durante esse período.

Ele dizia que era londrinense de coração e dizia que era convertido a Londrina. Segundo ele, era a cidade em que mantinha viva frações de sua vida, sobretudo nos seus filhos, Thelma e Netto, e nos seus dois netos (Francisco e Giorgi) e nos seus amigos.

Sobre o período que trabalhou como procurador do município, na administração Wilson Moreira ele relatava que havia situações tensas e intensas, como a discussão sobre horário de bancos, frequentes incidentes com elevação de tarifas de transportes públicos. Ele revelou que foi uma das primeiras vezes que o prefeito convocou um Juízo Arbitral para solucionar vários impasses relativos aos transportes coletivos.

A presidente da subseção da OAB de Londrina, Vânia Regina Silveira Queiroz, afirmou que foi uma grande perda para a advocacia do Paraná. “A advocacia do Paraná perde hoje um estudioso e profundo conhecedor do direito e abnegado na defesa das liberdades e prerrogativas dos advogados, além de um ser humano admirável e culto na filosofia e nas artes era um exímio pianista. Foi meu professor no curso de direito na UEL e me ensinou as primeiras e inesquecíveis lições de Direito Civil cujas palavras pela profundidade de seu saber me acompanham em minha vida profissional.”

A OAB/ Paraná e Londrina decretou luto oficial por três dias pela morte de Ferreira.