O ex-prefeito de Arapongas, José Colombino Grassano, mais conhecido por Colombino, morreu nesta quarta-feira (5), aos 94 anos. Colombino era advogado e empresário. Ele foi locutor e comentarista esportivo da Rádio Guairacá. Grassano foi filiado ao PL (Partido Liberal) e ao PSD (Partido Social Democrático) e foi prefeito de Arapongas entre os anos de 1955 e 1959, e entre1963 e 1968.

 José Colombino Grassano (centro) ao lado de Juscelino Kubitschek (esq) e Moyses Lupion (dir), em campanha eleitoral de 1955, em Arapongas
José Colombino Grassano (centro) ao lado de Juscelino Kubitschek (esq) e Moyses Lupion (dir), em campanha eleitoral de 1955, em Arapongas | Foto: Reprodução/Facebook

Pioneiro na cidade, Colombino idealizou o primeiro Parque Industrial, de Arapongas. "O parque industrial de móveis de Arapongas surgiu em 1966, por meio de incentivos da Prefeitura Municipal pela Lei n.º 654, que fomentou a implantação de novas indústrias e a ampliação das existentes, mediante a doação de terrenos e a concessão de isenção de impostos municipais. O objetivo dessa política pública era o de promover a atividade industrial e diversificar a economia do município, que era dependente da agricultura, particularmente da cultura do café", disse ele em entrevista realizada em 2007.

Nascido em Itamogi, em Minas Gerais, ele foi também secretário da Educação e Cultura; e do Interior e Justiça, de 1959/1960, no governo de Moysés Lupion; e foi chefe da Casa Civil, no Governo Paulo Pimentel.Também foi auditor do Tribunal de Contas do Paraná, e deputado estadual por três mandatos.

A Assembleia Legislativa do Paraná emitiu uma nota pela qual lamenta o falecimento do ex-deputado estadual. A casa aprovou um voto de pesar em nome de todos os deputados na sessão plenária remota desta quarta-feira.

A nota ressaltou que ele exerceu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, uma das mais importantes no processo legislativo. "Seu exemplo e seus ensinamentos estarão sempre presentes no Legislativo.", diz a nota.

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre. definiu Colombino Grassano como “grande homem, pai, amigo e avô”. "E o que dizer da sua carreira política? Prefeito, deputado, secretário de Estado, chefe da Casa Civil. Arapongas e o Paraná perdem um grande guerreiro. Sorte daqueles que, como eu, puderam conhecê-lo de perto e aprender lições para toda a vida! Descanse em paz amigo! Vou me lembrar sempre das nossas boas conversas”, disse o prefeito, que cumpria agenda em Curitiba e retornou para o cortejo fúnebre. “Quero registrar minhas condolências para toda a família e posso dizer que aqueles que conhecem a história de Arapongas e a importância do enorme trabalho realizado pelo Dr. Colombino estão enlutados neste momento”, acrescentou o prefeito. Onofre lembrou as conquistas de Arapongas com Colombino, em especial na área da industrialização, com a abertura do primeiro parque industrial, do urbanismo e da educação.

O Museu de Arte e História de Arapongas também emitiu nota lamentando a morte do ex-prefeito de Arapongas. "Dr. Colombino faz parte da história do nosso município, contribuiu de forma excepcional para o desenvolvimento de nossa cidade. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares e amigos, expressando as mais sinceras condolências pela perda."