Montadora inglesa instala-se em Santa Catarina
Florianópolis, 23 (AE) - O diretor da montadora inglesa TVR, Creighton Brown, e o governador Esperidião Amin, assinaram protocolo de intenções hoje à tarde para viabilizar a instalação
em Joinville, de uma fábrica de automóveis esportivos, com a transferência de tecnologia britânica da British TVR Sports Cars. A South American Sports Cars Ltda, como será chamada a filial da empresa no Brasil, será a única unidade na América Latina e produzirá o Tuscan2, um carro de luxo considerado um dos mais velozes do mundo (pode chegar a 300 quilômetros por hora) e que custa aproximadamente U$ 90 mil. O investimento inicial é de US$ 22 milhões.
A TVR foi fundada em 1947 e é a maior empresa independente de automóveis do Reino Unido. O carro que será produzido em Joinville será comercializado no Brasil, nos demais países do Mercosul e da América Latina e, também na Europa, nos Estados Unidos e na ásia. A produção deve ficar entre 300 e 400 unidades por ano e cada veículo poderá ser personalizado conforme o desejo do comprador. A previsão é que as primeiras unidades saiam da fábrica em 2001, exatamente um ano após o início da produção do mesmo modelo na Inglaterra.
A montadora ocupará uma área de 52 hectares no Distrito Industrial de Joinville, sendo 10 mil metros quadrados de fábrica. No pátio será construído um circuito de testes com 2,5 quilômetros de extensão, que será aberto ao público nos finais de semana para competições esportivas. A empresa inglesa é famosa por seus carros de desenhos avançados e alta performance. A TVR será a primeira montadora de veículos em Santa Catarina.
Conforme o secretário do Desenvolvimento Econômico e Integração ao Mercosul, Paulo Gouvêa da Costa, a excelente infra-estrutura disponível, a base tecnológica existente na região (Joinville concentra um grande parque de fábricas de autopeças) e a mão-de-obra altamente qualificada foram fatores decisivos para a instalação da indústria inglesa no Estado. Segundo Gouvêa, que coordenou as negociações com a TVR, além da montadora inglesa o Estado ainda deve receber nos próximos anos outros US$ 600 milhões em investimentos privados com origem no País e no exterior.





