O desfile das escolas de samba de Curitiba atraiu 30 mil pessoas que lotaram as arquibancadas montadas na Rua Marechal Deodoro. Às 20h de sábado (10), foi dada a largada para a primeira escola do Grupo de Acesso. As do Grupo Especial entraram na passarela por volta das 22h, cantando os seus enredos, sambando e exibindo o brilho nas fantasias e carros alegóricos. Ontem, no início da noite, foi anunciada a campeã do Carnaval de Curitiba deste ano, a Mocidade Azul.

Com o dobro de escolas de samba em relação ao ano passado, a noite de sábado teve animação em dobro também, afirmou Beto Lanza, diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba. Primeiramente passaram pela avenida as escolas do grupo de acesso: Enamorados do Samba, Unidos de Pinhais, Império Real de Colombo e Internautas. Com uma hora e meia de atraso, começaram os desfiles das escolas do grupo especial, com Imperatriz da Liberdade, Embaixadores da Alegria, Leões da Mocidade, Acadêmicos da Realeza e Mocidade Azul.

A primeira escola de samba a entrar na avenida foi a Enamorados do Samba, que estreou no carnaval curitibano com a proposta de ser uma escola ecológica. Com apenas sete meses de fundação, o grupo já conseguiu reunir 400 integrantes que se apresentaram nessa noite. O feito levou a escola, inclusive, a levar o título de campeã do Grupo de Acesso, acumulando 172,9 pontos.

Logo depois, a escola Unidos de Pinhais apresentou "Carrossel dos meus sonhos de criança… histórias de vovó", baseado nos encantos e na magia das histórias infantis. Os foliões se fantasiaram de cinderelas, bruxas e sacis, heróis e malfeitores animando o público presente. A Império Real de Colombo veio a seguir lembrando que a figura do "malandro" também está presente na cultura popular curitibana. Os Internautas encerraram a primeira parte do desfile enaltecendo a cidade com o enredo "Curitiba, sua cultura e sua glória retratadas nas linhas da história".

Nem mesmo a chuva que caiu durante a apresentação da Imperatriz da Liberdade desanimou os foliões. A escola abriu o desfile das especiais trazendo como tema "Na ginga da capoeira a Imperatriz sacode a poeira". Em seguida, a Embaixadores da Alegria comemorou seus 70 anos de avenida. A escola, que é uma das mais antigas agremiações carnavalescas de Curitiba, apresentou o samba "O céu se abre para cantar, como é grande o meu amor por você!", lembrando seus antigos carnavais.

Com o enredo "Peabiru – Yvi Mara’ey, eu vou pelo caminho do Sol", a Leões da Mocidade inovou trazendo para o seu conjunto as referências ao Caminho do Peabiru, com histórias e lendas de diferentes povos e culturas. Já a Acadêmicos da Realeza fez uma homenagem ao 100 anos do nascimento do Chacrinha, o mais popular apresentador da televisão brasileira. "Ó Terezinha Ó Terezinha, é um barato o centenário do Chacrinha" é o tema que embalou os foliões de uma das maiores escolas de Curitiba.

Encerrando o desfile, a Mocidade Azul – campeã de 2018 - entrou na avenida às 4h30 da madrugada de domingo (11), com o tema "Quem canta seus males espanta. Onde está o dinheiro? Quem foi o gato que comeu?". Criticando a crise, a falta de ética e a corrupção, a escola distribuiu jornais, usou grandes carros alegóricos com referências à Operação Lava a Jato.
(Com assessoria de comunicação de Curitiba)