O químico e professor Junio Cesar da Silva explica que é preciso cuidado também com o uso da água oxigenada. Segundo ele, não há comprovação científica de que a substância cause câncer, mas o uso frequente, e em alta concentrações, expõe a maiores perigos.
O professor ressalta que a água oxigenada de 10 volumes é regulamentada e pode ser usada com tranquilidade. Com até 30 volumes é possível usar sem problemas, mas de preferência na forma pastosa, que tem reação mais lenta e menos agressiva. ''Mas acima disso, já fica perigoso. O problema é quando se compra a água oxigenada de forma mais concentrada para diluir no salão'', alerta.
As cabeleireiras Edite Ferreira e Márcia Cândido, coordenadora de moda e beleza do Senac em Londrina, lembram que a mistura de químicas também pode ter efeitos danosos ao cabelo, impregnando os fios.
Produtos para tirar o volume do cabelo, por exemplo, mesmo que sejam os ''inofensivos'' cremes sem enxágue, têm em sua maioria um pouco de soda cáustica na composição. Elas explicam que se for usado um outro produto à base de amônia, ''está feito o estrago''. Isto porque as duas substâncias ''se chocam'' e deixam o cabelo quebrado e sem vida.(C.P.)

mockup