Missal investe na agricultura para crescer
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 06 de agosto de 1998
Lúcio Flávio Moura Especial para a Folha 
A terra roxa e fértil e as águas do Lago de Itaipu viabilizaram um dos mais bem-sucedidos programas de incentivo à produção agrícola do Estado. Missal (Extremo-Oeste) está investindo R$ 45 mil mensais - um quarto do recurso mensal que recebe dos pagamentos dos royalties da Itaipu - em suas pequenas propriedades rurais e começa a melhorar a arrecadação e as condições de vida dos agricultores.
Definimos uma prioridade para o futuro e a escolha mais óbvia, analisando a história de nossa cidade, é investir na vocação agrícola do nosso povo, sustenta o secretário interino de Agricultura, Ilário Barreira. O titular, Plínio Stuani, é também vice-prefeito. Atualmente, ele substitui o prefeito Laci Giehl, que está em licença médica.
A distribuição demográfica do município comprova a solidez da atividade agropecuária. O Plano de Desenvolvimento Agrícola (PDA) está ajudando a manter a desconcentração fundiária de Missal, município dominado por propriedades de até 20 hectares. O resultado é um êxodo rural inexpressivo. Cerca de 56% dos missalenses ainda vivem na zona rural.
Os números da última safra de verão ainda não foram divulgados pela prefeitura. A safra 1996/97 - a primeira sob o impacto do PDA - foi 61% superior a safra de verão de 1996, chegando a R$ 24 milhões (levando-se em consideração o faturamento bruto das propriedades). A expectativa é que este ritmo seja mantido por pelo menos três anos, diz Barreira.
O programa, que tem apoio da Emater/PR (empresa do governo do Estado reponsável pelo apoio técnico a agricultores), atende produtores que possuem até 50 hectares. São distribuídos sementes e calcário, além da liberação de crédito para os custos com a mecanização da lavoura. O agricultor tem 36 meses para saldar sua dívida. A taxa de juros é zero.
O PDA tem obtido sucesso em áreas como conservação do solo e diversificação de culturas. O maquinário pesado é cedido pela prefeitura a preços subsidiados (em alguns casos o desconto chega a 70%). A consequência é que problemas como erosão e poluição de mananciais com agrotóxico praticamente desapareceram.
Outro reflexo é o desenvolvimento da piscicultura e o aumento do rebanho bovino. Os tanques estão presentes em boa parte das propriedades e a área de pastagem, antes insignificante, está ganhando espaço graças a experiências piloto com novos tipos de gramíneas desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).
O produtor Jair Nicodem, 28 anos, espera colher 150 sacas/hectare na safrinha de milho. Desta vez nem precisei do PDA para formar a lavoura. Investi recursos próprios, conta Nicodem. No ano passado a propriedade de 12,7 hectares ganhou dois tanques, um de tilápia e um de carpa, e mais dois hectares de um tipo de pastagem especial para terrenos alagadiços. Hoje, Nicodem tem 20 cabeças de gado o dobro do que tinha a dois anos.
Assim como Jair Nicodem, outros agricultores beneficiados com o PDA estão vendendo seus produtos no Centro de Comercialização do Pequeno Produtor de Missal, inaugurado em 1995. É um espaço de 100 metros quadrados no centro da cidade que atrai compradores de cidades vizinhas que vêm em busca de produtos de qualidade a preço de custo. São 150 itens nas prateleiras. O nosso associado só paga uma taxa de 10% da venda. Com estes recursos mantemos nossa estrutura, diz o gerente Áureo João Glesse.
Além dos vegetais vendidos in natura, com um preço médio 25% inferior aos dos supermercados, o visitante pode encontrar produtos já beneficiados como mel, própolis, vinho, carne defumada e embutidos. Nestes produtos os descontos chegam a 50%. Vitrine do PDA, o centro de comercialização foi visitado por todas as delegações de técnicos, secretários de agricultura de vários estados e estudantes de agronômia que estiveram em Missal nos últimos dois anos.
Na última visita, 40 prefeitos de Goiás conheceram de perto o PDA e as consequências de sua aplicação. Quase todos se estusiasmaram, revela o secretário Ilário Barreira.


