Brasília, 23 (AE) - Os ministros de Agricultura do Mercosul, da Bolívia e do Chile estarão reunidos amanhã e quinta-feira em Salvador (BA) para discutir uma proposta única a ser levada às negociações da Rodada Agrícola da Organização Mundial do Comércio (OMC), que deverá iniciar-se oficialmente no final do ano. Durante o encontro, os ministros farão uma avaliação dos mercados agrícolas mundiais, tendo em vista os resultados da Rodada Uruguai e da presente crise financeira mundial. Também será avaliado o papel que outros países deverão desempenhar nas próximas negociações agrícolas, como os Estados Unidos, União Européia, Japão e alguns países em desenvolvimento que podem se constituir em entraves ao processo, tais como Índia e Egito.
Segundo o ministro da Agricultura, Francisco Turra, um dos objetivos do encontro é tentar, posteriormente, o apoio dos Estados Unidos para as negociações da OMC em Genebra, principalmente em relação ao acesso a novos mercados e o fim dos subsídios à agricultura. No encontro em Salvador, os ministros avaliarão ainda as negociações relativas ao Acordo Quadro Mercosul e União Européia. Durante as novas rodadas de negociações agrícolas os países do Mercosul deverão propor a incorporação, nas regras da OMC, das práticas de concessão de crédito à exportação, disciplinando a intervenção governamental e enquadrando os financiamentos nas condições normais de mercado.
Os países do Mercosul também querem estar preparados para discutir, durante a Rodada do Milênio, assuntos como multifuncionalidade da agricultura, meio ambiente e segurança alimentar, que ficaram ausentes nas últimas negociações agrícolas durante a Rodada do Uruguai. O encontro será iniciado amanhã, às 15 horas, com pronunciamento do ministro Francisco Turra, seguido do secretário de Agricultura da Argentina, Gumercindo Alonso, do ministro do Paraguai, Hipólito Ramon Ramirez, do vice-ministro do Uruguai, Ignacio Zorrilla de San Martin, do vice-ministro da Bolívia, Walter Nuñez Rodriguez e do ministro de Agricultura do Chile, Carlos Mladinic Alonso.

mockup