A confusão causada pela retirada de adolescentes sem comorbidades na vacinação contra a Covid-19 fez com que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, convocasse uma entrevista coletiva para esclarecer o impasse. Segundo ele, diversos motivos levaram a pasta a recuar na medida, como a desobediência de algumas prefeituras que iniciaram a imunização para o público de 12 a 17 anos antes desta quarta-feira (15), prazo inicialmente estipulado pelo governo federal.

Queiroga estima que cerca de 3,5 milhões de adolescentes foram vacinados neste contexto. O Ministério da Saúde sustentou ainda que vários menores receberam doses não autorizadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que só permitiu a aplicação da Pfizer por enquanto.

Na coletiva, a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite citou que "a OMS (Organização Mundial de Saúde) não recomenda, mas sugere que pode se pensar na vacinação de adolescentes a partir do momento que tenha vacinado toda a população, principalmente as mais vulneráveis, com duas doses”, disse.

Procurada, a Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) explicou que "o Paraná não iniciou oficialmente a vacinação de adolescentes, pois as doses que serão destinadas para este público serão carimbadas pelo Ministério da Saúde e não chegaram ao Estado. A Sesa está seguindo rigorosamente o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e qualquer iniciativa que esteja desalinhada com as suas diretrizes implica em desorganização da estratégia de vacinação".

Londrina

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, afirmou que a decisão do governo federal não afeta o planejamento para a cidade. A Prefeitura de Londrina abriu o agendamento para jovens com 18 anos ou mais e anunciou uma nova edição da "Balada da Vacina". Cerca de 20 mil pessoas nessas faixas etárias podem marcar a aplicação da primeira dose.

Estão disponíveis vagas a partir deste sábado (19) até a próxima quarta-feira. Além do Centro de Imunização na Zona Norte, os postos de saúde Jardim do Sol, Alvorada, Eldorado, Ouro Branco, Ernani Moura Lima e Vila Casoni estarão abertos neste sábado.

(com informações da Agência Brasil)