O Ministério Público abriu um procedimento administrativo para acompanhar a realização do vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina) durante a pandemia da Covid-19. As provas foram mantidas para 14 de março, a partir das 14h, em apenas uma fase. Cerca de 1430 salas serão usadas em 74 escolas e outras instituições de ensino da cidade. Mais de 27 mil candidatos vão concorrer a 3145 vagas em 52 cursos de graduação.

Imagem ilustrativa da imagem Ministério Público vai acompanhar realização do Vestibular 2021 da UEL
| Foto: Saulo Ohara/Arquivo Folha

A promotora Susana de Lacerda resolveu instaurar o processo por três motivos: o cancelamento do concurso público da Polícia Civil pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) "em decorrência da falta de infraestrutura que possibilitasse a realização do certame e o cumprimento das medidas sanitárias", o atual cenário da doença em Londrina e a superlotação no Hospital Universitário (HU), que chega a índices superiores a 156%.

O planejamento sanitário para o vestibular já foi enviado à Promotoria. Nele, o reitor Sérgio Carvalho explica que a universidade cancelou "o processo que ocorreria nos meses de outubro e dezembro, atendendo as recomendações sanitárias. Além da alteração da data, outra medida adotada foi a diminuição de dias da aplicação da prova, excepcionalmente para ser realizada em um único dia".

Conforme Carvalho, "é de extrema importância social que a UEL realize o vestibular para que não seja interrompido o processo de acesso ao ensino superior público de Londrina. Alocamos os candidatos em locais de prova com 50% de ocupação de cada ambiente, ampliamos os pontos de prova, garantindo o distanciamento recomendado pelas autoridades, todas as dependências físicas estarão higienizadas com água e sabão, todos os fiscais estarão devidamente paramentados com a utilização de máscaras faciais, dentre outras medidas".

Na resposta, o reitor informa que "a UEL está se preparando há meses para o vestibular 2021, priorizando a proteção de todos os envolvidos, candidatos e colaboradores antes, durante e após a prova, atendendo a todas as orientações indicadas pelas instituições sanitárias".