SÃO PAULO, SP (FOHAPRESS) - O Ministério Público de São Paulo pediu, em recomendação publicada nesta sexta-feira (3), que a indústria do estado seja redirecionada em até 72 horas para a produção de itens de combate e prevenção ao coronavírus.

O texto, assinada por oito promotores de Justiça dos Direitos Humanos, cita equipamentos de proteção individual, "respiradores, insumos e matérias primas para testes do coronavírus, insumos hospitalares e equipamentos necessários para o atendimento assistencial à saúde no combate à Covid-19".

Os promotores ainda pedem que os itens sejam negociados entre o estado e a indústria a preço de custo, e que tanto o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), quanto o governador, João Doria (PSDB), se reúnam com representantes do setor, como o presidente da Fiesp, montadoras, indústria têxtil e refinarias de açúcar, por exemplo.

O documento cita ainda que o estado de São Paulo tem R$ 7,2 bilhões destinados ao combate ao coronavírus que podem ser usados neste processo.

O estado de São Paulo é o principal polo de coronavírus no Brasil. Até agora, a região já registrou mais de 3.000 casos e quase 200 mortes, segundo o Ministério da Saúde.