Ministério lança projeto de escola ideal
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 10 de dezembro de 2003
Agência Estado 
Brasília - Com a promessa de garantir educação de qualidade a todos os alunos, o governo lança hoje a escola ideal. O projeto beneficiará inicialmente 900 escolas em 29 municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo e com 10 mil a 15 mi habitantes. A escola deverá ter boa instalação física, laboratório de informática, alunos aprendendo e professores capacitados e bem remunerados.
O Ministério da Educação remanejou R$ 90 milhões do orçamento deste ano para atender aos municípios, anunciou ontem o secretário-executivo Rubem Fonseca. Segundo ele, no próximo ano o governo pretende atender a mais de 130 municipios e avisa que só participarão do programa se assinarem um pacto de compromisso com a qualidade do ensino e manutenção do programa.
Para evitar que o projeto seja interrompido com as possíveis trocas nas prefeituras, por causa da eleição em 2004, o governo exige que o pacto seja subscrito pelo atual prefeito, por todos os vereadores, pela associação comercial, entre outros.
Para o projeto-piloto, o MEC escolheu 29 municípios nos Estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Goiás e Santa Catarina. Cada município deverá receber R$ 3 milhões para implantar a escola ideal, mas em contrapartida desembolsará o valor da bolsa a ser paga ao professor de acordo com o rendimento dos alunos e empenho dele em ensinar. Os municípios foram selecionados segundo a motivação da prefeitura em melhorar o ensino fundamental e médio.


