Teresina, 30 (AE) - Um especialista do Ministério da Saúde está sendo esperado amanhã em Teresina para avaliar o surto de meningite viral que fez 280 vítimas em Teresina até o dia 28. O técnico deverá se reunir os secretários estadual e municipal de saúde e com médicos envolvidos no atendimento a pacientes acometidos pela doença. O governo do Estado e a Prefeitura de Teresina esperam que sejam liberados recursos para combater o surto da doença.
O quadro que o especialista do Ministério da Saúde vai encontrar em Teresina não é animador. Numa pesquisa feita recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde constatou que a população do bairro Promorar, zona Sul da cidade, desconhece as causas da meningite viral. Lá foram registrados 25 casos da doença. A pesquisa mostrou que as pessoas conheciam a doença, mas nínguém tinha uma idéia sequer de quais medidas tomar para evitá-la. Há mais pacientes do que leitos no único hospital especializado no tratamento de meningite e as condições sanitárias de grande parte da população são muito precárias.
A meningite viral que se transformou em um grave problema de saúde pública em Teresina é causada por um vírus que se aloja no intestino das pessoas infectadas (enterovírus) e a sua transmissão é facilitada pelas precárias condições sanitárias em que vivem cerca de 75 mil pessoas que não têm qualquer tipo de fossa ou banheiro em casa. Com a falta de conhecimento básico de higiene, a doença "está sob controle, mas não dá sinais de recuo no número de casos", diz o secretário municipal de saúde, Sílvio Mendes. Ele lembra que como não há vacina para a meningite transmitida por vírus, "a única e mais eficiente forma de combatê-la é educar as pessoas sobre as formas de contágio".
A partir de hoje, a Secretaria Municipal de Saúde vai distribuir 200 mil de folhetos em que explica as formas de contágio da meningite viral. Como não havia tempo fazer uma mala-direta, os folhetos serão distribuídos em todas as casas pelos carteiros, que já participam em Teresina de um programa de incentivo à amamentação e combate à mortalidade infantil.