Minehan alerta para risco de superaquecimento
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 06 de janeiro de 2000
Boston, 06 (AE-DOW JONES) - O aperto no mercado de mão de obra sugere que a economia dos Estados Unidos pode estar crescendo num ritmo insustentável, apesar da melhoria na produtividade dos trabalhadores norte-americanos. A afirmação foi feita pela presidente do Federal Reserve Bank de Boston, Cathy Minehan.
Falando à Associação das Empresas de Connecticut, em Hartford, Minehan declarou que "em minha opinião, a vigilância monetária continuará a ser crucial, se esperamos que nossa máquina econômica continue a avançar sem superaquecimento".
Minehan não está entre os integrantes do Comitê de Mercado Aberto do Fed com direito a voto este ano. "Mesmo que tomemos como premissa que todo o crescimento da produtividade desde 1996 é estrutural, dadas as taxas de utilização da mão de obra, atualmente muito altas, pode-se dizer que a economia tem crescido a um ritmo além do sustentável", acrescentou.
Ela também disse qu e estão se esgotando alguns dos fatores temporários que têm favorecido o crescimento dos EUA com inflação baixa. "Os preços dos serviços de saúde estão subindo e os preços das commodities estão se recuperando, especialmente os de petróleo. A ásia e o resto do mundo estão crescendo", afirmou.