Minas é o terceiro Estado a registrar a febre prima da dengue
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 14 de outubro de 2014
Folhapress 
São Paulo - Minas Gerais é o terceiro Estado a registrar casos de transmissão da febre chikungunya. Até a semana passada, apenas a Bahia, com 156 casos, e o Amapá, com 17 casos, tinham contaminação pelo vírus dentro do próprio Estado. Apesar de serem esses os números confirmados, ao todo são cerca de 800 suspeitas de contaminação pelo vírus nos dois Estados.
O primeiro caso da doença em Minas foi confirmado nesta semana em uma mulher de 48 anos, moradora do município de Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Amostras de outros cinco pacientes estão sendo analisadas para confirmação ou descarte da doença.
Além das transmissões registradas nos três Estados, o governo também registrava, no boletim divulgado na semana passada, 38 casos "importados" de outros países.
A febre chikungunya é causada por um vírus do gênero Alphavirus e transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, os mesmos transmissores da dengue. Passados os sintomas, o paciente deixa de transmitir a doença. Febre, dores nas articulações e mal-estar são sintomas comuns entre a dengue e a chikungunya. A diferença é que, na chikungunya, as dores nas articulações podem ser mais fortes.


