Mais de 1.300 pessoas haviam comparecido à Catedral Metropolitana de Londrina até o final da tarde de domingo (27) para se despedir de dom Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de Salvador (BA) e ex-presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que faleceu neste sábado (26), aos 89 anos, por complicações de um AVC.

Caixão com o corpo de dom Geraldo chega à igreja após ser  conduzido por um caminhão do Corpo de Bombeiros
Caixão com o corpo de dom Geraldo chega à igreja após ser conduzido por um caminhão do Corpo de Bombeiros | Foto: Douglas Kuspiosz

O velório do cardeal que viveu importantes momentos da Igreja Católica, como os conclaves que elegeram os papas Bento XVI e Francisco, registrou orações e homenagens de fiéis, que puderam se aproximar do caixão para se despedir.

Dom Geraldo Majella Agnelo foi presidente da CNBB e viveu importantes momentos da Igreja Católica
Dom Geraldo Majella Agnelo foi presidente da CNBB e viveu importantes momentos da Igreja Católica | Foto: Márcio Fernandes/Folhapress

O funeral na Catedral Metropolitana de Londrina começou no domingo com cortejo que saiu da Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) por volta das 8h30 e seguiu para a Catedral Metropolitana, onde foi feita a Celebração da Palavra com o arcebispo dom Geremias Steinmetz, que também celebrou a primeira missa, às 10h. Às 12h, a celebração foi conduzida por Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB.

Dom Geraldo Majella  durante o conclave que elegeu o sucessor do papa João Paulo 2º
Dom Geraldo Majella durante o conclave que elegeu o sucessor do papa João Paulo 2º | Foto: Lalo de Almeida/Folhapress

As homenagens seguiram por todo domingo com missas a cada duas horas, inclusive na madrugada de segunda-feira (28). A última celebração será conduzida pelo cardeal dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador. O sepultamento, marcado para às 12h desta segunda-feira (28), acontecerá na cripta da Catedral.

O caixão com o corpo de dom Geraldo Majella Agnelo chega  à Catedral de Londrina na manhã de domingo (27)
O caixão com o corpo de dom Geraldo Majella Agnelo chega à Catedral de Londrina na manhã de domingo (27) | Foto: Douglas Kuspiosz

Autoridades religiosas vêm a Londrina se despedir de dom Geraldo Majella Agnelo. Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida do Norte, e Dom Murilo Krieger, arcebispo emérito da Arquidiocese de Salvador, irão celebrar missas, mas os horários não foram confirmados pela assessoria de imprensa da Cúria Metropolitana.

Milhares de pessoas foram à Catedral de Londrina se despedir do arcebispo que ajudou a fundar a Pastoral da Criança
Milhares de pessoas foram à Catedral de Londrina se despedir do arcebispo que ajudou a fundar a Pastoral da Criança | Foto: Douglas Kuspiosz

Dom Geraldo morreu em Londrina, onde morava desde 2014, após ter seu pedido de renúncia aceito pelo papa Bento XVI e se tornado arcebispo emérito de Salvador. Em uma carta de 2020, o cardeal expressou o desejo de ser sepultado na cidade.

.