Milão, 03 (AE-DOW JONES) - A Bolsa de Milão fechou hoje (03) com o índice Mib-30 em alta de 1.103 pontos (2,52%), em 44.790 pontos. De acordo com operadores, as ações de telecomunicações registraram forte ganho, apesar de o mercado ter sido dominado pela decisão do Banco Central Europeu de elevar as taxas de juro da zona do euro. "Quem se importa com a elevação das taxas de juro. Isso afeta apenas as ações do setor financeiro e bancário que, de fato, realmente estão sofrendo com isso", disse um trader de Milão.
As ações da Telecom Italia subiram 5,8%, impulsionadas pelas especulações de que a Olivetti poderia estar vulnerável a uma aquisição. Outros destaques do setor de comunicações: Tiscali +3 8%, Mediaset +13,7% e CIR +18,5%. As ações do setor financeiro fecharam em baixa, pressionadas pela alta dos juros: Mediobanca -5,1% e San Paolo Imi -4,6%.
Em Madri, o índice Ibex-35 fechou em alta de 348,50 pontos (3 ,11%), em 11.544,10 pontos. De acordo com traders, as ações da Telefónica subiram forte, impulsionadas pelo entusiasmo dos investidores com o possível desfecho favorável da oferta da Vodafone para adquirir a Mannesmann. As ações da Telefónica subiram 3,11%, movimentando 20 milhões de ações, enquanto que as da Terra Networks avançaram 11% após o anúncio do acordo de parceria com a Sun Microsystems.

mockup