Microsoft planeja reestruturação
Redmond, EUA, 08 (AE-REUTERS) - A Microsoft Corp., maior empresa de software do mundo, informou hoje (08) que está planejando uma reestruturação. A empresa vai reorganizar-se em quatro unidades para concentrar suas atividades em serviços ao consumidor. Além disso, a empresa do bilionário Bill Gates espera trazer de volta a seus quadros um de seus melhores programadores, Brad Silverberg, que havia deixado a empresa em meados de 1997 após perder uma disputa estratégica interna.
Silverberg, de 44 anos, é um dos líderes entre os programadores da empresa e é considerado um "visionário" no Vale do Silício. Ele liderou o desenvolvimento do Windows 95 e do programa de navegação Internet Explorer, lançado para concorrer com o Netscape, da empresa homônima.
A proposta é dividir a empresa em quatro grupos: consumidores, grandes corporações, empresas domésticas e profissionais que desenvolvem software, disse uma porta-voz da empresa, Marianne Allison. Segundo ela, é "provável" que a empresa divulgue as mudanças oficialmente em março.
A Microsoft tem tido sua atenção dos negócios distraída pelo julgamento anti-truste que se arrasta há meses. A reestruturação está sendo vista como uma forma de reorientar a atuação para os consumidores e a volta de Silverberg é vista como um esforço concentrado na Internet. Ele deixou a empresa há dois anos, após perder uma disputa interna para focalizar a atuação da empresa na Internet.
O executivo disse, num memorando interno de abril de 1996, que a concorrência "não se limitava a browsers", mas que a Netscape, Sun Microsystems e outros "estão tentando criar uma plataforma alternativa ao Windows". Para ele, "eles são ágeis, agressivos e têm liderança; não estamos mais competindo com a Novell ou com a IBM".
Silverberg queria desenvolver o Internet Explorer como um sistema que pudesse rodar em vários tipos de computadores e não inserí-lo no Windows 95, como o fez a Microsoft.
Além da reestruturação da Microsoft, três gigantes da tecnologia anunciaram hoje parcerias em separado com empresas de comunicação para obter vantagens na disputa para desenvolver a nova geração dos programas de comunicação via Internet.
A Microsoft e a British Telecommunications (BT) vão desenvolver transmissão de dados e serviços de Internet com base em telefonia celular. A Netscape Communications - principal concorrente da Microsoft em programas para Internet - e a Nextel Communications formaram uma aliança com propósitos similares. E a Cisco Systems e a Motorola anunciaram hoje que vão investir US$ 1 bilhão para desenvolver um novo padrão tecnológico para a Internet.
Todas essas empresas estão tentando oferecer serviços que permitam às pessoas navegar na Internet e enviar e receber e-mails (mensagens de correio eletrônico) via telefone, sem necessidade de um computador. As parcerias foram anunciadas num momento em que mais e mais usuários de telefonia celular estão demandando serviços de transmissão de dados, que os permitam um contato mais fácil com as redes nas suas empresas e com a Internet. Executivos da Microsoft e da fabricante finlandesa de telefones celulares Nokia acreditam que, no ano 2000, as vendas de telefones celulares com acesso à Internet vão superar as vendas de laptops.





