São Paulo, 12 (AE) - A Microsoft Brasil confirmou hoje que o Windows 2000, sucessor do Windows NT, será lançado mundialmente no próximo dia 17 de fevereiro. A versão em português chegará ao mercado em março. A empresa promoveu em São Paulo uma apresentação do novo programa operacional para jornalistas especializados.
Na condição de sucessor do Windows NT, o Windows 2000 é voltado para empresas e não para o usuário doméstico, conforme ressaltou o especialista em produto da Microsoft, Gabriel Amada. Ele observou que muitas pessoas estão pensando erroneamente que o Windows 2000 substituirá o Windows 98. No entanto, segundo Amada, o sistema operacional que irá substituir o Windows 98 é o Windows Millennium, a ser lançado em meados deste ano.
"O Windows 2000 é voltado tanto para usuários corporativos quanto para servidores corporativos", diz ele. Dentre algumas das novidades do novo sistema estão a possibilidade de gerenciamento remoto, uma infra-estrutura para Internet Business e uma interface que pode ser programada para inglês, espanhol, italiano, francês ou português, pensada para empresas multinacionais.
As necessidades mínimas em hardware para instalação do sistema são: processador Pentium 166 MHz, HD acima de 1.2 GB e 32 MB de memória para a versão Professional e 64 MB para a versão Server. Os preços e outros detalhes como perspectiva de mercado e investimentos só serão divulgados no dia 17 de fevereiro, data de lançamento do Windows 2000.