Depois de três anos, o motorista que atropelou e matou o ciclista João Pedro Rodrigus da Silva, que tinha 18 anos, foi condenado pela Justiça de Londrina. A decisão saiu no começo da semana e é da juíza da 5ª Vara Criminal, Claudia Andrea Bertolla Alves. O acidente aconteceu no início da manhã do dia 22 de janeiro de 2017, um domingo, na avenida Leste Oeste, quando a vítima voltava para casa.

Imagem ilustrativa da imagem Mesmo condenado, motorista que atropelou ciclista em Londrina continuará solto
| Foto: Reprodução/Arquivo Família

O condutor foi sentenciado por homicídio culposo na direção de veículo a dois anos em regime aberto, mas a pena foi convertida a prestação de serviços à comunidade durante uma hora por dia do período total de condenação e pagamento de um salário mínimo para alguma entidade assistencial da cidade. Ele também teve a carteira de habilitação suspensa por dois meses.

O homem foi interrogado duas vezes no Fórum e negou ter ingerido bebida alcoólica enquanto dirigia o carro. Porém, confessou aos policiais que havia bebido, o que foi reforçado pelos próprios militares durante depoimentos prestados à Justiça. Na época, o réu disse que teria sido obrigado pelos PMs a confessar a a ingestão de álcool, mas a versão foi descartada pela juíza pela falta de provas.

No interrogatório, o motorista afirmou que "saiu para dar uma volta depois de discutir com a esposa". Quando passava pela Leste Oeste, percebeu que a caixa de fusível havia caído e se abaixou para ver o tinha acontecido. Foi nesse momento que a batida ocorreu com o ciclista. "Achei que tinha batido em uma árvore. Olhei pelo retrovisor e não vi ninguém. Saí pra ver se tinha atropelado alguém, mas não consegui verificar", comentou.

No dia seguinte ao acidente, uma segunda-feira, policiais militares foram até a casa do condutor e o levaram para a delegacia. Ele chegou a ser monitorado por uma tornozeleira eletrônica, mas a medida foi derrubada pela Justiça. A advogada de defesa Kauane Guerra Mazzia informou à reportagem que ainda não foi intimada da sentença.