Mercosul - Folha da Amizade vira Folha do Mercosul
A três meses de completar o seu quinto ano de lançamento, a Folha da Amizade se prepara para dar um passo ousado: vai se transformar na Folha do Mercosul, mais um produto da Folha do Paraná/Folha de Londrina que será oferecido aos leitores da região. Com início da circulação prevista para o próximo mês, a Folha do Mercosul surge com uma meta clara.
Segundo o editor-chefe da Folha de Londrina/Folha do Paraná, João Arruda, a Folha do Mercosul quer se consolidar como o veículo paranaense de maior penetração na região que abrange o Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile, o que é absolutamente viável. Com tiragem inicial prevista de 30 mil exemplares, a Folha do Mercosul terá periodicidade quinzenal, o formato tablóide, seguindo uma tendência mundial dos veículos de comunicação, e um número mínimo de 16 páginas.
Vamos tratar de todos os assuntos referentes ao comércio do Mercosul, afirmou João Arruda. Ele disse que caberá a equipe da sucursal da Folha em Foz do Iguaçu, chefiada por Antonio Carlos Grafietti, com apoio das editorias de Economia e de Projetos Especiais, a realização do novo caderno.
Grafietti vai coordenar todo o trabalho de produção das matérias, desde a elaboração de pautas e redação das matérias, junto com a equipe da sucursal de Foz. A edição e o fechamento ficará por conta da sucursal de Curitiba, bem como a viabilização comercial. A nossa idéia é transformar a Folha do Mercosul num caderno extremamente abrangente e dinâmico, integrando definitivamente o Paraná aos países integrantes do mercado comum, disse Grafietti.
Para isso, a Folha do Mercosul vai tratar basicamente dos assuntos econômicos, que permitam uma integração entre as empresas do Brasil com as dos demais países, e turísticos de cada um dos integrantes do mercado comum. A Folha do Mercosul também vai oferecer mais uma comodidade aos seus leitores: será bilingue (português e espanhol). Teremos um produto versátil que interessará tanto às indústrias de cosméticos e perfumes como às indústrias de máquinas pesadas, explicou.
A partir das mudanças do caderno, a consolidação da integração do Paraná com os países do Mercosul e o crescimento do veículo na região estarão mais próximas. As metas são claras, segundo Grafietti: a área de cobertura da Folha da Amizade será ampliada de seis para 11 cidades de países do Mercosul e também atingirá algumas capitais brasileiras e a tiragem do caderno deve ultrapassar os 50 mil exemplares num período curto.
A Folha da Amizade já está presente hoje em Missiones e Posadas, na Argentina, Assunção e Ciudad del Leste, no Paraguai e Iquique, no Chile. A Folha do Mercosul deve circular em Buenos Aires e Córdoba, na Argentina, sendo a última cidade um grande pólo automotivo, Coronel Oviedo, no Paraguai, e mais Santiago (Chile) e Montevideo (Uruguai). A abrangência do Mercosul estará completa, disse Grafietti.
No Brasil, a estratégia será a ampliação na parceria com as companhias aéreas, cujas aeronaves fazem pouso no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Todas as companhias recebem o caderno que é distribuído aos passageiros. A TAM/Mercosul é a nossa mais nova parceira nesse trabalho de integração, afirmou.





