Mercado está reagindo a redução da dívida dos EUA
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 08 de fevereiro de 2000
Washington, 08 (AE-DOW JONES) - O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Lawrence Summers, mais uma vez atribuiu a inversão na curva de rendimentos do mercado de bônus à demanda de recursos no curto prazo e a expectativas de redução da dívida do governo norte-americano no longo prazo. Summers prestou depoimento no comitê financeiro do Senado sobre o Orçamento para 2001.
Os senadores pediram ao secretário para explicar porque os mercados acionários reagiram de forma tão dramática ao anúncio dos planos do governo de reduzir a emissão de T-bonds de 30 anos. Em resposta, Summers reiterou as declarações já feitas em Cancún, durante o encontro com ministros de Finanças da América Latina.
"Acredito que se você olhar para os desenvolvimentos no mercado, no geral, verão que eles estão refletindo a força da economia no curto prazo e o forte consenso de credibilidade fiscal no longo prazo, pois estamos reduzindo nossa d ívida", disse Summers.
"A primeira questão aumenta a demanda de recursos no curto prazo, enquanto que a última reduz a demanda de fundos no longo prazo", continuou.
"No geral, acredito que é positivo para nossa economia que a presença federal nos mercados de crédito seja reduzida e torne possível que mais recursos sejam canalizados em plantas produtivas e instrumentos de investimentos", afirmou o secretário do Tesouro.
Summers acrescentou que os elementos fundamentais da economia norte-americana "estão fortes e continuarão assim se o governo tiver sucesso na amortização em grande escala da dívida".