Menores incendeiam 7 lojas em Campos do Jordão
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 31 de março de 2000
Por Júlio Ottoboni
São José dos Campos, 31 (AE) - Um incêndio provocado por dois menores destruiu sete pontos comerciais no centro de Campos do Jordão na madrugada de hoje (31). O menor ALR, de 14 anos, foi detido pela polícia local e poderá ser transferido para a Febem de São Paulo.
As lojas queimaram por três horas e algumas delas foram saqueadas por populares. Os bombeiros tiveram muito trabalho para conter as chamas e evitar que toda a quadra queimasse na altura do número 1300 da Avenida Frei Orestes Girardi, no bairro Abernéssia.
Os estabelecimentos entre os números 1357 e 1381 foram consumidos pelas chamas, num incêndio causado por dois menores que roubaram por volta das duas horas da manhã uma loja de roupas. Os garotos entraram pelo telhado e, na saída, atearam fogo no interior do prédio. As chamas se alastraram e, como neste trecho da avenida as construções não têm recuos laterais, se propagaram rapidamente pela vizinhança. As chamas duraram por quase três horas, sendo debeladas por volta das 5h30.
O outro menor que participou da ação tem 16 anos, mas fugiu. A polícia já tem sua identificação e ele poderá ser detido nas próximas horas. Mas ambos são da própria cidade e têm praticado esse tipo de crime nos últimos tempos. A perda foi total em seis lojas, que terão os prédios derrubados pela prefeitura.
A farmácia, que queimou apenas o telhado, acabou tendo R$ 40 mil em prejuízo com perda de remédios.
Um dos saqueadores, o desempregado Edson Pereira Chagas, de 23 anos, acabou sendo preso pelos policiais após furtar uma série de produtos farmacéuticos. Além da farmácia, as lojas atingidas eram de calçados, eletro-eletrônicos, uma peixaria e um bar.
O prejuízo total ainda será calculado e o local está sendo periciado. O menor detido negou a autoria do incêndio.

