São Paulo, 14 (AE) - Os menores que denunciaram ter sido espancados na unidade Imigrantes da Febem no fim de semana fizeram hoje o reconhecimento de um grupo de funcionários que os teria agredido. Os internos afirmam que receberam golpes com pedaços de pau, canos de ferro, socos, pontapés e cadeiras. O Ministério Público vai solicitar à polícia a instauração de inquérito para investigar os espancamentos - que chegaram a ser filmados por emissoras de TV -, denunciados pelos menores e seus parentes.
O reconhecimento ocorreu nas dependências da própria unidade, onde três médicos legistas do Instituto Médico-Legal (IML) examinaram 255 menores que disseram ter sofrido "todo tipo de agressão". Os internos indicaram os monitores na presença do promotor Mário Luís Sarrubo, designado pelo procurador-geral de Justiça, Luiz Antônio Guimarães Marrey, para acompanhar a apuração. Vários deles disseram que seus agressores usavam gorros para evitar a identificação. Os acusados serão ouvidos na próxima semana.
O promotor Ebenezer Salgado Soares, da Vara da Infância e da Juventude, acompanhou o trabalho dos legistas. De acordo com Soares, os menores estão fazendo acusações aos funcionários da Febem desde domingo. Ele confia na apuração de Sarrubo e da polícia para esclarecer o que realmente ocorreu. Os laudos dos exames de corpo de delito vão ser entregues ao Ministério Público. Depois, eles serão encaminhados ao delegado Márcio Luiz Moraes de Barros Campos, do 97.º Distrito Policia, de Americanópolis, que deve presidir o inquérito. (Renato Lombardi)

mockup