"Melissa" atacou mais de 100 mil computadores
Nova York, 29 (AE-REUTERS) - O vírus "Melissa" pode ter infectado mais de 100 mil computadores nos EUA, durante o final de semana, forçando algumas empresas a desativar seus sistemas de e-mail.
O vírus aparentemente não causa danos permanentes às máquinas, mas inunda as caixas postais de e-mail com dezenas, ou até centenas, de mensagens inúteis, bloqueando o uso do computador.
"Recebemos um fluxo constante de ligações de empresas afetadas", disse Jeff Carpenter, da Equipe de Emergência de Computadores da Universidade Carniege Mellon. A Equipe recebeu mais de 200 reclamações, e estima o número de máquinas afetadas em 100 mil.
O "Melissa" é um arquivo que chega ao computador anexado a um e- mail. Uma vez ativado, ele se vale de macros - conjuntos de instruções pré-programadas, utilizadas por programas da Microsoft - para se replicar e gerar uma verdadeira inundação de novos e-mails infectados.
Várias empresas do ramo de antivírus já prepararam vacinas contra o "Melissa". O site de uma das líderes deste mercado, a Symantec Antivirus Research, explica que, se o usuário ativar o arquivo anexado ao e-mail do "Melissa", o vírus tentará abrir o programa Microsoft Outlook - um sistema usado para editar mensagens eletrônicas.
O vírus "toma posse" do Outlook, e automaticamente envia réplicas de si mesmo para até 50 pessoas que estejam na lista de endereços da vítima.





