Meligeni vence australiano em Montecarlo
PUBLICAÇÃO
domingo, 18 de abril de 1999
Por Chiquinho Leite Moreira 
Montecarlo, 19 (AE) - Animado com as dez posições que ganhou no ranking, Fernando Meligeni estreou com vitória no Torneio de Montecarlo, terceiro Super 9 do ano, e o primeiro em quadras de saibro da temporada européia. O brasileiro, esta semana na 51ª colocação, derrotou hoje um jogador perigoso, o australiano Andrew Ilie, 42º da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), por 6/4, 5/7 e 6/2.
Com boas campanhas, Meligeni vem superando as expectativas e amanhã, às 11 horas de Brasília, jogará na quadra central do Contry Club do principado de Mônaco, diante do inglês Tim Henman, sétimo do mundo, um adversário difícil, mas vulnerável em quadra de saibro.
Neste mesmo horário, Gustavo Kuerten faz sua estréia no torneio, diante de um velho amigo, o também catarinense Márcio Carlsson, número 131 da ATP. Guga é o favorito e se vencer terá pela frente, na segunda rodada, o checo Bolhdan Ulihrach, que passou fácil pelo espanhol Fernando Vicente por 6/2 e 6/2.
Kuerten caiu duas posições no ranking, indo para o 19º lugar, mas como não defende pontos esta semana, tem boas condições de se recuperar. O Super 9 de Monte Carlo, com US$ 2,2 milhões em prêmios, marca também uma nova corrida pela liderança do ranking mundial.
O russo Yevgeny Kafelnikov volta a ter uma boa chance de chegar pela primeira vez na carreira a posição de número 1 do mundo. Para isso, precisa alcançar a final da competição. O campeão do ano passado, o espanhol Carlos Moya, defende muitos pontos, enquanto o atual líder, Pete Sampras não joga, em razão de uma contusão nas costas.
A rodada de Montecarlo começou com surpresa. Boris Becker ganhou wild card (convite) e estragou em parte a festa dos franceses. Ganhou de Cedric Pioline, finalista do ano passado, por 6/4, 5/7 e 6/4. Ele tradicionalmente joga bem no principado, onde tem residência, e chegou por três vezes na final, mas jamais levou um título de saibro na sua carreira.
Davis vai a Pau - A Federação Francesa de Tênis atendeu a todas as exigências de Guy Forget, capitão da equipe francesa da Copa Davis, e levou os jogos entre França e Brasil, de 16 a 18 de julho, para o sudoeste do país, na cidade de Pau. As partidas serão em um ginásio coberto, com capacidade para 7,5 mil pessoas, climatizado e em superfície sintética, bastante rápida.


