Paris, 22 (AE) - Nunca em toda sua carreira, Fernando Meligeni viveu um momento tão bom como este. Não ganhou nenhum título importante ainda na temporada, mas já pôde comemorar vitórias incríveis, como diante do norte-americano Pete Sampras, do inglês Tim Henman, ambos entre os dez primeiros do ranking mundial. São resultados que, para Meligeni, valem mais do que um troféu.
Animado com a boa fase e os resultados obtidos nesta temporada européia de quadras de saibro, Meligeni espera repetir, pelo menos, a campanha do ano passado, quando alcançou as oitavas-de-final, pela segunda vez na carreira. A primeira tinha sido em 1993, quando perdeu para o então campeão, o espanhol Sergui Bruguera.
"Não dá para fazer muitos planos num torneio como Roland Garros", admite Meligeni. "Mas sempre me sinto muito motivado nesta competição, parece que consigo colocar o coração à frente e lutar ainda mais pelas vitórias." A estréia de Meligeni em Roland Garros será diante do norte-americano Justin Gilmestob, número 70 do ranking mundial, e um jogador mais acostumado às quadras rápidas. Mas, nem por isso, o brasileiro já se coloca como favorito. Sabe que o adversário tem um saque poderoso, joga com agressividade e deve causar muitos problemas. "Estou feliz com meu jogo, especialmente a devolução de saque"
contou. "Se conseguir devolver bem, acho que minhas chances aumentam."
Meligeni está na chave do australiano Patrick Rafter. Se passar pela primeira rodada, terá pela frente, provavelmente, adversários como o marroquino Younes El Anaoyi, Nicolas Escude, antes de, possivelmente, ter o australiano pela frente.
"Tenho muitas esperanças de ir bem no torneio", disse. "Estou confiante em meu jogo, venho conseguindo bons resultados e, acima de tudo respeito dos adversários".
O retrospecto deste ano de Fernando Meligeni em quadras de saibro é invejável. No ranking de vitórias, nesta superfície, na atual temporada, ele é o quarto melhor jogador, com 13 vitórias e oito derrotas. Só perde para o líder, Gustavo Kuerten com 18 vitórias e 3 derrotas, o vice-líder Felix Mantilla (16-4) e o chileno Marcelo Rios, com 15 a 9.
Este será o 7.º ano que Fernando Meligeni disputa o torneio de Roland Garros. Suas melhores campanhas foram as oitavas-de-final em 1993 e 98, chegou também a terceira rodada em 1995, caiu na segunda em 97, e perdeu na primeira nos anos de 1994 e 96. Além da chave de simples este ano, Meligeni formará dupla com Jaime Oncins na competição.

mockup