A Secretaria de Meio Ambiente de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) segue fazendo a limpeza das áreas públicas e terrenos baldios da cidade. Em dois bairros, já foram recolhidas mais de 150 toneladas de entulhos, como materiais de construção e móveis velhos que foram descartados irregularmente pela população. A ação começou na semana passada no Jardim Tupi, onde foram recolhidas 100 toneladas – 20 cargas de caminhão –, e continua nesta semana no Jardim Ana Rosa e, até nesta quinta-feira (10), terceiro dia de trabalho, já foram retiradas 50 toneladas de resíduos. O descarte irregular de resíduos é uma infração ao Código de Posturas do município, que pode gerar multa de, no mínimo, R$931,05, variando conforme a gravidade da ocorrência.

Imagem ilustrativa da imagem Meio Ambiente recolhe mais de 150 toneladas de entulhos em Cambé
| Foto: Prefeitura de Cambé

Anderson Alves, diretor do Departamento Ambiental, explica que esses materiais foram retirados apenas das áreas públicos e dos terrenos baldios, onde a população costuma descartar restos de construções e móveis velhos. Segundo ele, a limpeza dessas áreas e o descarte apropriado dos resíduos deixa a cidade mais bonita e mais segura. “Isso evita a proliferação de vetores que podem transmitir doenças para as pessoas, como o mosquito da dengue, além de ajudar a controlar o número de insetos venenosos, como é o caso dos escorpiões”, explica.

Segundo a prefeitura de Cambé, a ação vai continuar nos próximos dias na região do Jardim Ana Rosa e a expectativa é de recolher mais 100 toneladas de entulhos. “Nós fazemos uma avaliação das regiões, porém a prioridade são os bairros com maior quantidade de resíduos”, explica. Mas, de acordo com Alves, a ação vai abranger todas as regiões da cidade nos próximos meses.