Megaoperação retira 200 famílias de área invadida
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 12 de março de 2012
Rubens Chueire Jr. <br> <br> Equipe da Folha 
Curitiba - Uma megaoperação retirou ontem cerca de 200 famílias que viviam em 300 barracos de lona e madeira ocupados em uma área de 96 mil metros quadrados na Vila Sabará, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), que pertence à administração municipal. O local tinha sido invadido no dia 18 de fevereiro, em protesto contra a demora da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) em contemplar inscrições da casa própria feitas há seis anos.
A ação começou antes das 6 horas e durou perto de duas horas. Participaram da reintegração de posse 270 policiais militares e 50 agentes da Guarda Municipal.
Segundo a Polícia Militar (PM), ninguém ficou ferido. De acordo com o major Antônio Zanatta Neto, porta-voz da corporação, um grupo de 160 pessoas teria enfrentado os policiais, que reagiram com bombas de efeito moral. Durante a ação a PM apreendeu seis facões, três foices, dois machados e dois martelos, que foram utilizados no confronto.
No meio do tumulto os manifestantes conseguiram atear fogo em pneus e madeiras colocados nas principais entradas da área invadida. ''Tirando este primeiro ato dos moradores, tudo transcorreu tranquilamente e ninguém se feriu, apenas uma senhora que passou mal e foi encaminhada para um hospital da região, sem maior gravidade'', disse o major Zanatta.
Cerca de 73 mil famílias de Curitiba estão à espera da casa própria e inscritas no programa Minha Casa, Minha Vida.


