Medidas simples garantem melhora no Ideb
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
Danilo Marconi <br> Reportagem Local 
Londrina - A Escola Municipal Neman Sahyun, no Conjunto Ruy Virmond Carnasciali (Zona Norte de Londrina), tinha uma das piores avaliações de toda a rede municipal de ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2007, a nota da escola no indicador de qualidade de ensino do Ministério da Educação foi de 4,9, enquanto a média do município ficou em 5. Cinco anos depois, a instituição de ensino alcançou o topo da lista ao obter a média 7,5.
A diretora Wandreia Souza Gomes coordenou as ações pedagógicas neste período na escola. Segundo ela, a evolução foi alcançada com a adoção de medidas simples, como o atendimento individual dos alunos, recuperação paralela e incentivo à leitura. O resultado foi o melhor desempenho entre as 69 unidades da rede municipal. Detalhe: a escola não tem ensino em tempo integral.
''Pensei que a gente poderia ser diferente. Realizamos incentivos aos professores, trabalho integrado com os pais para que eles participassem mais do ambiente escolar. Implantamos projetos e não vamos parar. Nossa metodologia é para que a escola seja de Primeiro Mundo. Podemos melhorar ainda mais'', disse.
Crianças com maior dificuldade de aprendizagem são levadas para atividade paralela com professor auxiliar. As aulas ocorrem com grupos reduzidos, de, no máximo, dez alunos. ''Existe uma atenção especial do professor com esses alunos. O trabalho é mais objetivo e individualizado'', explicou a supervisora Regiane Araujo.
Estudantes são estimulados a participar das atividades com pontuações e distribuição de prêmios. ''Criamos vários projetos de leitura, tabuada, contraturno e recuperação paralela. Mesmo assim a frequência dos estudantes era baixa. Às vezes eles vinham duas vezes por mês nas atividades. Então criamos incentivos, a cada aula um ponto e quando alcançavam dez participações recebiam prêmios simbólicos. Isso deu um ânimo a mais para eles estudarem'', acrescentou.
Porém, os projetos desenvolvidos no Neman Sahyun não são replicado para todas as unidades da rede pública municipal. Reflexo da desorganização está na queda da nota do Ideb no ensino fundamental de Londrina, que passou de 5,7, em 2009, para 5,5 ano passado. A Secretaria de Educação enfrentou neste período problemas com fornecimento de merenda nas escolas, falta de transporte para estudantes, passou por escândalos na aquisição de uniformes e de livros didáticos.
A pior nota ficou com a Escola Municipal Carlos Zewe Coimbra, no Jardim Marabá (Zona Leste), que obteve média de 3,2. ''A gente foi bem fiel a avaliação e não burlamos o resultado. Antes era mascarado, dados omitidos. Ano passado foram 59 reprovações num universo de 247 estudantes'', declarou a diretora Adriana Fátima Gonçalves Machado.
A secretária municipal de Educação, Maria Inês Galvão de Mello, foi procurada pela reportagem, mas não retornou as ligações. Ela também não atendeu as ligações feitas ao seu celular.


