Os rios do Litoral do Paraná não serão afetados pelas portarias que proíbem a pesca em embarcação durante o período da piracema. De acordo com o chefe do setor de Recursos de Pesca do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), José Carlos Ramos, a atividade também está liberada nos lagos de represas. Mas a pesca não pode passar de cinco quilos de peixe. Essa quantidade só não é exigida para peixes exóticos, não naturais nas bacias hidrográficas do Paraná, entre eles o tucunaré, tilápia, bagre africano, carpas, black-bass, peixe-rei, sardinha-de-água-doce, corvina e apiari.

Pescadores amadores cadastrados podem continuar pescando nas barrancas dos rios, desde que utilizem apenas varas e caniço simples ou com molinete. Também nesse caso, a quantidade não deve passar de cinco quilos.

Segundo o presidente do IAP, Mário Sérgio Rasera, a fiscalização será reforçada para verificar o cumprimento do período de piracema. O IAP, Ibama e Polícia Florestal irão trabalhar em conjunto. Rasera acredita que a cada ano o número de multas e apreensões deve diminuir. ''Contamos com a ajuda dos próprios pescadores, que também denunciam quando vêem pesca irregular.'' No período de piracema os pescadores deverão receber o salário-desemprego. (Ellen Taborda)

mockup