Médicos iniciam cobrança de usuários de seguro-saúde
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 29 de abril de 2004
Andréa Lombardo<br>Equipe da Folha 
Curitiba- Os usuários de seguros-saúde terão que preparar os bolsos ao procurarem atendimento médico a partir de amanhã. Os médicos paranaenses vão cobrar R$ 50 a consulta, deixando a cargo dos pacientes pedir o reembolso das despesas junto às seguradoras. Pelo menos essa é a orientação das entidades que representam os profissionais e que lideram o movimento pela implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM). Exames, cirurgias e outros procedimentos também serão cobradas conforme os valores plenos da classificação. A medida não vale para os atendimentos de urgência/emergência.
O problema é que os usuários não têm qualquer garantia de que receberão o reembolso das operadoras de seguro-saúde. Isso porque, por enquanto, a decisão é unilateral. O diretor adjunto de Saúde da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg), Otelo Corrêa dos Santos, disse que, apesar da disposição em negociar, não há qualquer acordo nesse sentido. Sobre a implantação imediata da CBHPM como querem os médicos, o diretor informou que é ''absolutamente impossível'', tanto do ponto de vista operacional quanto em relação ao impacto de 20% que o aumento nos honorários representariam.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), apesar de não ter poder de arbitragem, está intermediando as negociações entre médicos e operadoras. Uma nova rodada de discussões está agendada para o dia 6 de maio. Em relação, a decisão dos médicos do Paraná a assessoria de imprensa da ANS informou que não tem como interferir diretamente na questão do reembolso. A atuação da ANS, segundo a assessoria, é no sentido de controlar o cumprimento dos contratos entre usuário e operadora dos seguros e planos de saúde. A ANS apenas orienta que o consumidor não deve pagar as consultas ou outros procedimentos sem antes ter certeza de que o reembolso está previsto em contrato.
O presidente da Comissão Estadual de Honorário Médicos (representada pela Associação Médica, Sindicato e Conselho de Medicina do Paraná), Hélcio Bertolozzi Soares, disse ontem que a Fenaseg, que tem sede no Rio de Janeiro, ficou de enviar um representante para negociar com os médicos. A conversa deve acontecer na próxima semana.


