O primeiro médico do Paraná em pleno exercício da atividade a perder a vida por conta de complicações causadas pela Covid-19 tinha apenas 33 anos e morreu na madrugada desta segunda-feira (22). Residente em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, Caio Martins Guedes, estava internado no Hospital Pilar, em Curitiba, e não resistiu após lutar por vários dias (desta vez) pela própria vida.

Caio Martins Guedes tinha apenas 33 anos
Caio Martins Guedes tinha apenas 33 anos | Foto: Reprodução Facebook

Guedes se formou em Medicina em 2014 e teve o primeiro registro profissional emitido pelo estado de Goiás. Em seguida, em 2017, passou a atuar em Santa Catarina e somente no ano seguinte veio para o Paraná para fazer a residência médica. Recentemente, o profissional conciliava a residência com os plantões em uma instituição de saúde de Bocaiúva do Sul.

Em seu perfil no Facebook, cada mudança de cidade em busca de completar uma nova etapa de sua formação profissional era encorajada e comemorada por amigos e familiares. Em uma foto publicada em 2015, um casal segura um retrato de Caio no momento que indica ser a sua festa de formatura e o casal, seus pais. “O futuro a Deus pertence, mas a gente colhe o que planta”, dizia em sua biografia.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Roberto Yosida, emitiu uma nota de pesar em que reforça o pedido para que todos tenham comprometimento com as medidas de combate à transmissão do novo coronavírus. “O CRM-PR e a classe médica estão enlutados. Reforçamos para que todos tenham comprometimento na luta contra a pandemia. Nosso sacrifício não será em vão. Juntos venceremos”, disse.

Yosida também aproveitou para reforçar a posição do Conselho em relação aos médicos que atuam na linha de frente do combate à pandemia. "Somente os habilitador (com CRM) e com o necessário uso de EPIs", frisou.

O Hospital Angelina Caron também se solidarizou com a família e amigos neste momento de dor. Entretanto, as duas instituições não entraram em detalhes sobre o quadro clínico do profissional em suas manifestações.