O médico Calvino Coutinho Fernandes afirma que as pessoas estão perdendo o contato com o fisiológico, com o natural. Uma das dicas para se viver melhor a sexualidade é refletir sobre o que ele chama de vida 'antifisiológica': ''As pessoas não caminham mais, bebem muito, fumam muito, trabalham acima da sua capacidade, se preocupam excessivamente com o dinheiro. Uma prova de como isto pode ser prejudicial é que o homem do campo geralmente vive com muito mais prazer sua sexualidade''.
Outras dicas dadas pelo especialista:
- Respeitar um pouco mais o ritmo do corpo e entrar em sintonia com as próprias sensações.
- Adubar o desejo. Os casais que vivem bem sua sexualidade valorizam as qualidades físicas, intelectuais e emocionais do parceiro, ignorando as qualidades negativas, que todo ser humano tem, e aceitando as imperfeições.
- Aquecer o motor, criando expectativas de encontro, dedicando um dia para passear com a parceira, por exemplo. Evitar as chamada antifantasias, como começar a discutir com o outro, na hora do namoro, alternativas de como conseguir pagar uma dívida.
- Continuar namorando. O namoro é a atenção concentrada, a intimidade, os toques, os afagos, enfim, um comportamento que predispõe o casal a um relacionamento mais íntimo.(S.L.)

mockup