Médica veterinária formada pela UEL é uma das vítimas de acidente aéreo em Vinhedo
Silvia Cristina Osaki fazia parte do quadro de professores da UFPR desde 2009
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 09 de agosto de 2024
Silvia Cristina Osaki fazia parte do quadro de professores da UFPR desde 2009
Bruno Souza - Especial para a FOLHA
A professora e médica veterinária Silvia Cristina Osaki foi confirmada como uma das 62 vítimas fatais do acidente aéreo ocorrido por volta das 13h30 desta sexta-feira (9), em Vinhedo (SP), segundo nota divulgada pela UFPR (Universidade Federal do Paraná).
A entidade lamentou a morte da docente, que se formou no curso de Medicina Veterinária em 1996 na UEL (Universidade Estadual de Londrina). A aeronave partiu do Aeroporto de Cascavel (Oeste) em direção ao Aeroporto de Guarulhos (SP).
Osaki fazia parte do quadro de professores da UFPR desde 2009. Atualmente, ministrava as disciplinas de Zoonoses, Epidemiologia Veterinária, Saúde Pública e Educação para Saúde no campus de Palotina. Ela também atuou como coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal no setor e coordenadora do curso de Medicina Veterinária.
A professora também foi membro do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, da Sala da Situação da Dengue e do Conselho Municipal de Turismo na prefeitura de Palotina.
A nota ressalta que toda a comunidade acadêmica está "enlutada" pela morte repentina da profissional. Nas redes sociais, diversos alunos e companheiros de trabalho deixaram mensagens.
"A UFPR perde uma grande professora. Deus acolha sua alma e cuide de seus familiares", escreveu uma. "Professora tão alto astral, tão cheia de vida. Meus sentimentos a toda a família", comentou outra.
A farmacêutica Eliane Andrade Freire, de Cascavel, também foi confirmada entre as vítimas. Ela estava indo visitar a família. A Prati-Donaduzzi, empresa em que ela atuava como supervisora de garantia de qualidade, expressou tristeza pela perda da funcionária.