MEC ofertará curso para Iesde/Vizivali
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 12 de março de 2009
Rosiane Correia de Freitas<br>Equipe da Folha 
Curitiba - O Programa de Capacitação de Docentes do Ministério da Educação (MEC) poderá ser o início do fim do drama de oito mil professores paranaenses. Esses docentes foram alunos do Programa Especial de Capacitação para Docência, ofertado pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali) em parceria com o Iesde Brasil SA, e que não teve os diplomas reconhecidos pelo MEC. É uma solução parcial que só atinge parte dos 35 mil alunos do programa, alertou o deputado estadual Péricles de Mello (PT).
O programa do MEC foi criado para atender um milhão de docentes em todo o país. Só no Paraná serão dez mil vagas, das quais oito mil deverão atender aos ex-alunos da Iesde/Vizivali. Ao final do curso, os alunos terão direito a um diploma, reconhecido pelo Ministério, de graduação em Pedagogia Plena.
Segundo o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Romeu Miranda, o novo curso será gratuito para os alunos e o MEC ainda está estudando se as disciplinas cursadas no programa Iesde/Vizivali poderão ser aproveitadas. É possível que esses estudantes façam a formação em menos tempo se conseguirem o aproveitamento de disciplinas, explicou.
A participação no Programa do MEC é garantida a todos os professores que já estão em sala de aula, mas não possuem formação superior. Também estamos conversando com o Tribunal de Contas (TC) para dar um prazo de cinco anos aos profissionais que foram aprovados em concursos públicos, mas não conseguiram o diploma pela Iesde/Vizivali, adiantou Miranda.
Segundo o deputado, muitos prefeitos paranaenses estão apreensivos com a falta de solução no caso. Nessas cidades há funcionários concursados que não conseguiram o diploma e correm o risco de serem demitidos se o TCE não conceder a extensão de prazo, alerta.
O deputado também pretende solicitar à Assembléia que o veto do governador ao projeto que autorizava o reconhecimento aos diplomas da Iesde/Vizivali, seja colocado em pauta.


