Londrina vai ganhar uma reitoria do Instituto Federal Paranaense, que será desmembrado do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (20) pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, e atende articulação da deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR) junto ao MEC. A instalação de uma reitoria em Londrina, inclusive, foi assunto de discussão em duas reuniões com a Comissão de Infraestrutura da cidade, que conta com representantes do setor produtivo, realizadas durante esse mês e em setembro.

A deputada Luísa Canziani destinou emenda parlamentar para conclusão das obras do campus de Londrina
A deputada Luísa Canziani destinou emenda parlamentar para conclusão das obras do campus de Londrina | Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Segundo o ministro, o Paraná vai ganhar mais dois institutos federais. Além do IFPR, que continua com a reitoria em Curitiba, Londrina vai sediar o IF Paranaense e Maringá, o IF Norte do Paraná. Para a deputada Luísa, a criação de mais unidades do instituto federal irá contribuir para a qualificação de jovens e adultos por meio do ensino público gratuito e de qualidade. “O crescimento do nosso país passa pelo ensino profissional e tecnológico. Precisamos reconhecer o papel que a nossa rede federal tem no papel de formação e na qualificação dos jovens”, salienta.

De acordo com o MEC, a reitoria de Londrina será responsável pelas unidades de Arapongas, Ivaiporã, Pitanga, Telêmaco Borba, Jacarezinho e Jaguariaíva. Maringá, cujo campus ainda está em fase de implantação, ficará com as instituições de Astorga, Paranavaí, Umuarama, Goioerê, Assis Chateaubriand, Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu. E Curitiba, que continua a sediar o IFPR ficará com os campi de Capanema, Barracão, Quedas do Iguaçu, Coronel Vivida, Palmas, União da Vitória, Irati, Ponta Grossa, Campo Largo, Colombo, Pinhais, São José dos Pinhais e Paranaguá. No total, são 26 unidades no Paraná.

IFPR Londrina

A deputada Luísa Canziani destinou emenda parlamentar para conclusão das obras do campus de Londrina, que está em fase final de construção na zona norte. O prédio tem cerca de 6,5 mil metros quadrados de área construída e está em um terreno de cerca de 60 mil metros quadrados. Além da conclusão das obras, os recursos também serão utilizados para compra de equipamentos e da rede de fibra ótica. A instituição tem cerca de mil alunos e oferece quatro cursos técnicos subsequentes, dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, um curso de licenciatura, um curso superior de tecnologia, um curso de especialização e dois cursos de línguas: inglês e espanhol.

A deputada também atuou pela implantação do campus avançado do IFPR de Arapongas, há pouco mais de dois anos. Ela também destinou emenda parlamentar para construção do campus próprio, cuja primeira fase das obras deverá ser entregue no primeiro semestre do próximo ano.