Brasília, 17 (AE) - O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o dia 29 o prazo de adesão das instituições de ensino superior interessadas em atender novos alunos beneficiados pelo Financiamento Estudantil (Fies), programa de crédito educativo do governo federal. Serão oferecidas 50 mil vagas neste semestre.
A decisão foi tomada por causa do boicote de 33 universidades comunitárias, incluindo as Pontíficias Universidades Católicas (PUCs), que anunciaram sua intenção de não aceitar novos estudantes no programa caso o governo não modifique a forma de pagamento às instituições. Estudantes atendidos no ano passado não serão afetados. O prazo de credenciamento terminava hoje.
O diretor do Fies, Floriano Pesaro, disse que o governo ainda discute o atendimento da principal reivindicação das 33 universidades, ligadas à Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc). Os reitores reclamam do fato de o governo pagar as mensalidades dos alunos beneficiados pelo Fies em títulos públicos que só podem ser usados pelas instituições de ensino para quitar dívidas com a Previdência.
O problema, segundo o presidente da Abruc, Antônio Carlos Ronca, é que o número de alunos do Fies atendidos pelas universidades já corresponde, em muitos casos, a um valor maior do que as contribuições previdenciárias devidas pelas instituições. Os reitores querem poder usar os títulos para pagar também o Imposto de Renda (IR) retido na fonte ou receber em dinheiro. Além disso, trâmites burocráticos atrasam o pagamento pelo governo em até seis meses, segundo Ronca.
A reivindicação relativa ao uso dos títulos públicos para pagar o IR enfrenta resistências na área econômica do governo e deverá ser discutida antes do dia 29 pelos ministros da Educação, Paulo Renato Souza, e da Fazenda, Pedro Malan. Pesaro afirmou que o problema dos atrasos nos pagamentos, no entanto, deverá ser solucionado a partir do segundo semestre, com a renovação automática dos contratos.
Até hoje, segundo Pesaro, 370 instituições de ensino já haviam aderido à seleção para os 50 mil novos empréstimos do Fies. As inscrições começam no dia 24 e vão até 31 de maio.

mockup