Imagem ilustrativa da imagem Matrículas para o Celem vão até 19 de janeiro
| Foto: Divulgação/AEN



A Secretaria da Educação está com matrículas abertas para o Celem (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas) nas escolas da rede estadual, até o dia 19 de janeiro.


São ofertados cursos gratuitos de Língua Estrangeira Moderna de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim, Polonês e Ucraniano. A partir deste ano estão disponíveis os cursos de Português para Falantes de Outras Línguas e Língua Brasileira de Sinais (Libras).


Para fazer a matrícula é necessário ter pelo menos 11 anos de idade e apresentar os seguintes documentos na escola que oferta o curso: ficha de requerimento preenchida; fotocópia de certidão de nascimento ou de documento de identidade; fotocópia de fatura de concessionária de energia elétrica; comprovante de conclusão dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).


LONDRINA


Em Londrina, são ofertados quatro idiomas. O inglês será ofertado apenas no Colégio Estadual Vicente Rijo. O curso de francês está disponível em três escolas, enquanto que o espanhol, em 33 locais. Os idiomas japonês e francês poderão ser estudados em três instituições de ensino.


A lista de escolas autorizadas a matricular alunos nos cursos de Línguas Estrangeiras Modernas está disponível no Portal Dia a Dia Educação.


As vagas de cursos de Língua Estrangeira Moderna estão disponíveis para estudantes da rede pública estadual (70%), professores e funcionários da Secretaria de Estado da Educação (10%) e comunidade em geral (20%). Para abertura de turma é necessário um número mínimo de 20 e máximo de 30 estudantes.


As atividades semanais de todos os cursos são de quatro horas-aula de 50 minutos, em dois dias não consecutivos. Podem ser nos turnos manhã, intermediário manhã, tarde, intermediário tarde e noite, de acordo com o estabelecimento de ensino.


Os estudantes do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas que apresentarem frequência mínima de 75% e média igual ou superior a 6,0 receberão um certificado pelo ano de atividades concluídas, contendo as especificações do curso, registros de avaliação, carga horária e frequência.