Curitiba - A frente fria que causou fortes chuvas ontem está se deslocando para o Sudeste e uma nova massa de ar polar que já está no Paraná fazem as temperaturas despencarem no Estado pelo menos até o próximo domingo. Conforme o Instituto Tecnológico Simepar, a possibilidade de geada é grande a partir de amanhã em municípios das regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Sul.
As temperaturas já caem bastante hoje, e a previsão é de que a mínima fique em torno dos 3ºC em União da Vitória, 4ºC em Francisco Beltrão, 6ºC em Curitiba e 9ºC em Londrina. Nestes mesmos locais as máximas devem ficar entre 14ºC e 18ºC.
Segundo Vanessa D’Ávila, meteorologista do Simepar, a geada não deve se estender para todo o Estado por causa da nebulosidade que persiste nas demais regiões. O inverno neste ano está menos rigoroso por causa do fenômeno El Niño (quando as águas do Oceano Pacífico sofrem aquecimento acima do comum), aponta a meteorologista. "Neste ano temos períodos de frio intenso bem mais curtos do que os registrados no ano passado. Além disso a estação está mais chuvosa do que o normal", disse.
No sábado a previsão é que a mínima em Palmas, no Sul do Estado, chegue a 1ºC. Na capital e em Londrina, as temperaturas ficam entre 6ºC e 17ºC e 7ºC e 20ºC, respectivamente.

mockup