Lisboa, 24 (AE) - O grupo português Jerônimo Martins, controlador da rede de supermercados Sé, de São Paulo, assinou hoje um acordo de parceria com o grupo atacadista mineiro Martins, um dos maiores do mercado brasileiro no ramo atacadista.
As duas empresas anunciaram que estão formando uma joint-venture com capital de R$ 60 milhões, divididos em partes iguais, segundo explicou Franquelin Alves, diretor financeiro do grupo português. A parceria tem por objetivo melhorar o posicionamento das duas empresas no mercado brasileiro.
Com o acordo, o grupo português melhora significativamente a sua posição no ranking dos maiores supermercados do Brasil, segundo informaram ontem os dirigentes da empresa: "Se considerarmos as vendas dos dois grupos no Brasil, chegamos a 2 bilhões de reais por ano", afirmou Alves. "Estávamos em sexto ou sétimo lugar no ranking e agora ficaremos entre os cinco maiores".
Logística integrada - O acordo prevê a atuação do grupo em várias áreas. "A primeira será uma unidade para compras e logística unificada, o que aumentará a competitividade das empresas", explica Alves. As duas empresas também vão formar uma rede de atacado. "Vamos desenvolver uma rede de lojas atacadistas, integrada ao Apoio Clube de Compras, recentemente comprado pelo grupo Martins.
Serão abertas franquias para pequenos supermercados. A proposta resulta do conhecimento que o grupo Martins tem, por atender a 170 mil pequenos comerciantes em todo o Brasil, e do know-how da Jerônimo Martins na área. Com a franquia, os pequenos comerciantes poderão oferecer mais produtos e serviços e aumentar a rentabilidade. Novas lojas - As duas empresas estão programando a abertura de novos supermercados, inicialmente em Minas Gerais. "Serão lojas fora de São Paulo, porque nesse estado os supermercados Sé serão mantidos", informou Alves.
Apesar do acordo, o grupo Jerônimo Martins vai manter os planos de expansão dos supermercados Sé. "Este ano vamos abrir mais sete lojas, o que vai fazer com que cheguemos a 48 até o fim de dezembro, e no ano 2000 serão mais 20 lojas", informou o executivo.
O Grupo Martins, do empresário Lair Martins, negou que tivesse vendido alguma participação para o grupo português e informou que deverá divulgar uma nota oficial. O Grupo Jerônimo Martins já está no País, atuando em São Paulo, através do Sé Supermercados, do qual detem o controle.

mockup