Maringá superou a marca de mil mortes no município causada pelo novo coronavírus. No boletim mais recente, divulgado na sexta-feira (30), a Secretaria de Saúde de Maringá registrou 227 novos casos de coronavírus e nove óbitos causados pela doença. Dessas mortes, uma foi registrada em Sarandi e o vítima reside em Maringá. Até agora a cidade possui um acumulado de 41.805 casos confirmados da doença e 1.005 mortes desde o início da pandemia. Nesse intervalo 39.832 pessoas se recuperaram.

Maringá superou a marca de mil mortes no município causada pelo novo coronavírus. No boletim mais recente, divulgado na sexta-feira (30), a Secretaria de Saúde de Maringá registrou 227 novos casos de coronavírus e nove óbitos causados pela doença.
Maringá superou a marca de mil mortes no município causada pelo novo coronavírus. No boletim mais recente, divulgado na sexta-feira (30), a Secretaria de Saúde de Maringá registrou 227 novos casos de coronavírus e nove óbitos causados pela doença. | Foto: Divulgação/PMM

A cidade está com 968 casos ativos. Sobre a ocupação hospitalar, dos 633 leitos de enfermaria geral privado, 370 estão ocupados (58,45%). Dos 103 leitos adultos disponíveis, 114 pacientes estão presentes, graças a ampliação dos 11 leitos extras. Dos 52 leitos de UTI Neo/Pediatria, 19 estão com crianças (36,54%). " Os casos diminuíram, mas os cuidados permanecem: use máscara corretamente, mantenha distanciamento social e evite aglomerações. A gente se protege. ", diz a nota distribuída pela assessoria de comunicação do município.

Sobre os leitos Geral SUS, dos 842 leitos de enfermaria, 596 pacientes ocupam esses espaços (70,78%). Dos 148 leitos de UTI adulto, 125 estão tomados (84,46%). Nos 43 leitos de UTI Neo /Pediatria, 18 possuem crianças (41,86%).

Em relação aos leitos exclusivos Covid/SUS, dos 154 leitos de enfermaria, 72 estão com pacientes (46,75%). Dos 88 leitos de UTI Adulto, 78 estão ocupados (88,64%). E um leito dos cinco voltados para a UTI Neo/Pediatria está tomado (20%).

Também houve inclusão de 11 leitos de UTI Adulto Geral extras nos hospitais particulares. Os dados são resultados da busca ativa (subnotificação) que está sendo realizada pela equipe da Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Maringá no sistema do Governo do Estado do Paraná.

A Prefeitura de Maringá informa que, seguindo os Decretos Municipais, as igrejas e eventos religiosos mantêm a autorização de funcionamento de segunda a domingo, inclusive nos feriados. Os cultos e missas devem respeitar 25% da capacidade dos respectivos locais de realização.

SUDAMED
Diante do comunicado do Hospital Maringá, na quinta-feira (29), anunciando a interrupção do atendimento da área da saúde dos servidores municipais conveniados à Sudamed, a Prefeitura de Maringá decidiu que rescindirá o contrato com esta prestadora de serviços na próxima segunda-feira (3).
A Sudamed é a operadora do Sama (Sistema de Atenção à Saúde dos Servidores da Prefeitura de Maringá). No início da semana, o Hospital Paraná já havia anunciado a interrupção do atendimento dos servidores. Com isso, estes ficaram descobertos para atendimentos de urgência e emergência.
A Prefeitura de Maringá já havia notificado a Sudamed para prestar esclarecimentos sobre a situação financeira e a regularização dos atendimentos. "Como a situação não foi normalizada, o contrato com a prestadora de serviços será suspenso e, enquanto abre processo para realizar nova licitação, o município realizará a contratação emergencial de uma empresa para atender o Sama.", diz a nota.
A Prefeitura de Maringá informa que não tem débitos com a Sudamed e todos os pagamentos a esta empresa estão em dia.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.