A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Maringá registrou 302 novos casos de coronavírus no boletim desta sexta-feira (28). Houve inclusão de 23 leitos extras de UTI adulto geral nos hospitais particulares e 5 leitos extras UTI exclusivo Covid-19 SUS. O documento também mostra quatro mortes pela doença. Foram dois homens e duas mulheres, com idades variando entre 31 e 63 anos.

O município está com 2.315 casos ativos. Até agora foram notificadas 174.837 pessoas, dos quais 46.160 casos foram confirmados. Outros 42.736 foram recuperados, no entanto 1.109 pessoas perderam a vida desde o início da pandemia.

Sobre a ocupação hospitalar, dos 633 leitos de enfermaria Geral e Privado, 432 estão ocupados (68,25%). Todos os 106 leitos de UTI adulto dos hospitais particulares estão ocupados, oo que obrigou a abertura de 23 leitos extras. Dos 52 leitos de UTI neo/Pediatria, 13 estão ocupados (25%).

Em relação aos leitos Geral/SUS, dos 842 leitos de enfermaria, 713 estão ocupados (84,68%). Dos 153 leitos de UTI adulto SUS, 148 possuem pacientes (96,73%). Dos 43 leitos de UTI Neo/Pediatria, 19 possuem crianças (44,19%).

Dos 154 leitos de enfermaria exclusivos Covid SUS, todos estão tomados e foi necessária a abertura de sete leitos extras. Dos 93 leitos de UTI Adulto Covid SUS, todos estão ocupados e foi necessária a abertura de cinco leitos extras. Dos cinco leitos de UTI Neo-Pediatria, dois estão ocupados (40%).

OPERAÇÃO COVID

Integrantes do GGI (Grupo de Gestão Integrada) da Prefeitura de Maringá se reuniram na tarde desta sexta-feira (28) com o comando do Quarto Batalhão da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para discutir estratégias de ação para garantir o cumprimento dos decretos municipal e estadual de contenção à disseminação do coronavírus. A ação foi denominada Operação Covid e começa hoje a partir das 18 horas.

“Temos a determinação do Governo do Paraná de fazer com que os decretos estadual e municipal sejam cumpridos visando a diminuição do uso de leitos de UTI e melhorar os índices de saúde da população”, explica o capitão Alexandro Gomes, do Quarto Batalhão. Ele lembra que o trabalho conjunto da PM com o GGI tem sido constante e com excelentes resultados.

As vistorias prometem ser mais rigorosas que as anteriores devido a situação da pandemia, principalmente com o aumento nos casos de hospitalização de jovens. “Vamos manter a quantidade e aumentar a severidade”, garante o capitão. Desta vez, o Corpo de Bombeiros vai agir após as vistorias, visitando os locais em que forem encontradas irregularidades para fiscalizar questões técnicas dos estabelecimentos. O setor de inteligência do Quarto Batalhão (P2) também vai apoiar as ações do GGI.

GGI fez reunião para definir estratégia do final de semana para a Operação Covid.
GGI fez reunião para definir estratégia do final de semana para a Operação Covid. | Foto: Aldemir de Moraes / PMM

Pela Prefeitura, fazem parte do GGI, as secretarias de Fazenda, de Meio Ambiente, de Saúde, de Mobilidade Urbana e Guarda Municipal. As denúncias devem ser feitas nos telefones 153 (da GM) e 156 (da Ouvidoria). Também há opção pela internet, a qualquer hora do dia e a semana toda, na Ouvidoria Online .

SERVIÇO:

• Sexta-feira e sábado: vistorias do GGI entre 18h e meia-noite.

• Domingo: vistorias entre 14h e 20h

Leia também: 


Londrina registra sete mortes e 261 casos confirmados

Óbitos por Covid-19 ultrapassam 26 mil no Paraná

Paraná começará a vacinar população geral de 18 a 59 anos contra Covid-19

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

mockup