Maringá registra 208 novos casos e um óbito por Covid-19 neste sábado
PUBLICAÇÃO
sábado, 28 de novembro de 2020
Reportagem local
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Maringá divulgou boletim com dados atualizados da Covid-19 neste sábado (28) com 208 novos casos e um óbito. A vítima, um homem de 62 anos, que tinha comorbidades e faleceu na quinta-feira (26). Com a atualização dos dados, a cidade chega a 14.836 casos confirmados e 205 óbitos desde o início da pandemia.
Atualmente, há 2.799 pessoas em isolamento domiciliar na cidade e 157 internados, sendo 109 em enfermarias e 48 nas UTIs. Há também 30 pacientes internados sob suspeita de infecção e aguardam resultados dos exames.
Maringá está em alerta laranja na taxa de ocupação hospitalar, apontando risco alto. Na soma entre SUS e privado, mais de 70% dos leitos de enfermaria estão ocupados, 79% das vagas de UTI também estão preenchidas e a taxa de ocupação de UTI pediátrica é de 64%.
Para vagas exclusivas para pacientes em tratamento de Covid-19, a taxa de ocupação é de 47% em leito clínico, 60% nas UTIs para adultos e não há registros de crianças em UTI pediátrica.
MENSAGEM
Na tarde deste sábado, o Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, gravou uma mensagem para os jovens, pedindo para que fiquem em casa. “Temos percebido que muitos jovens desrespeitaram as normas, eis também uma das causas desse grande crescimento dos infectados em nossa região. Queridos jovens, eu sei o quanto é difícil para vocês ficarem em casa, eu sei o quanto é difícil ficar longe dos seus amigos. Façam esse exercício pelo amor de Deus e pelo amor à vida. Você não pode ser vítima fatal e também não pode ser causa da fatalidade de outros, vamos assumir esse momento do cuidar”, disse.
A mensagem foi transmitida por meio das redes sociais da Arquidiocese de Maringá. “Nós queremos vocês como os grandes baluartes na animação da nossa sociedade e da nossa igreja, mas é preciso ter saúde. É preciso ficar em casa, rezar, meditar, pensar na vida, construir a sua vida para que amanhã possa estar nos alegrando, nos conduzindo e governando”, acrescentou.