A Prefeitura de Maringá publicou nesta quarta-feira (9), o decreto de nº 1170/2021, com medidas de segurança e contenção em razão da pandemia de Covid-19. O documento entra em vigor às 5h desta sexta, 11, e permanece até as 23h59 de 21 de junho.

A Prefeitura de Maringá publicou nesta quarta-feira (9), o decreto de nº 1170/2021, com medidas de segurança e contenção em razão da pandemia de Covid-19. O documento entra em vigor às 5h desta sexta, 11, e permanece até as 23h59 de  21 de junho.
A Prefeitura de Maringá publicou nesta quarta-feira (9), o decreto de nº 1170/2021, com medidas de segurança e contenção em razão da pandemia de Covid-19. O documento entra em vigor às 5h desta sexta, 11, e permanece até as 23h59 de 21 de junho. | Foto: Aldemir de Moraes/PMM

Ficam prorrogadas para os domingos, 13/06 e 20/06 a autorização para o funcionamento de farmácias, distribuidoras de água e gás, postos de combustíveis (com exceção das lojas de conveniência), clínicas médicas e veterinárias para atendimento de urgência e emergência, segurança privada, e prestação de serviço de natureza emergencial. O decreto estabelece a restrição provisória de circulação em espaços e vias públicas, o chamado “toque de recolher”, no período das 21 horas às 5 horas, diariamente, sob risco de multa de mil reais pelo não cumprimento.

Fica proibida a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no período das 21 horas às 5 horas, diariamente, estendendo-se a vedação para quaisquer estabelecimentos comerciais. A multa para os infratores também será de mil reais.

Restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, sorveterias, lojas de açaí, carrinhos de lanche, food trucks, lojas da praça de alimentação dos shoppings e similares poderão funcionar até as 21 horas, de segunda a sexta-feira, com limitação da capacidade em 50%, permitindo-se a retirada no local, bem como o drive-thru até as 21 horas e o delivery até as 23 horas, sendo proibida a colocação de mesas, cadeiras e/ou banquetas nas calçadas, gramados e afins, obedecidas as normas de biossegurança. O decreto estabelece que aos sábados e domingos fica autorizado o funcionamento desses estabelecimentos somente no sistema de venda em drive-thru até as 21 horas e delivery até as 23 horas .

O documento proíbe a utilização de áreas de lazer públicas aos sábados e domingos, tais como praças, quadras esportivas, pista de caminhada do Parque do Ingá, Bosque 2, Vila Olímpica, complexos de esporte e lazer, academias da terceira idade, pistas de skate, complexos esportivos “Meu Campinho”, Praça da Catedral, Praça do Aeroporto Antigo, Parque das Grevilhas, Praça Farroupilha, Praça Rocha Pombo etc. O descumprimento será penalizado com multa de mil reais por pessoa.

Permanecem suspensos eventos, reuniões e comemorações, exceto aqueles já autorizados pelas autoridades competentes.

Para os sábados, 12 e 19, funcionarão as seguintes atividades e serviços: Farmácias; Distribuidoras de água e gás; Postos de combustíveis; Clínicas médicas e veterinárias somente para atendimento de urgência e emergência; Laboratórios de análises clínicas, radiologia e congêneres; Telecomunicações e Tecnologia da Informação para casos emergenciais; Processamento de dados ligados a serviços essenciais; Segurança privada: Transporte e entrega de cargas de produtos essenciais; Prestação de serviço de natureza emergencial; Supermercados, mercados, mercearias, quitandas, padarias, açougues, peixarias, lojas de conveniências e disk-bebidas; Floriculturas na modalidade delivery e/ou drive-thru; Pet-shops na modalidade delivery e/ou drive-thru, somente para vendas de alimentos e medicamentos.

Também nos sábados, os supermercados, mercados, mercearias, quitandas, padarias, açougues, peixarias, lojas de conveniências e disk-bebidas funcionarão até as 20 horas, sendo proibido o consumo no local e a venda de bebidas geladas; as floriculturas e pet-shops poderão funcionar por delivery e/ou drive-thru. Os pet-shops poderão vender apenas alimentos e medicamentos.

BOLETIM
A Secretaria de Saúde de Maringá registrou 221 casos de coronavírus e 11 óbitos no boletim desta quarta, 9 de junho. Agora o município possui um acumulado de 1.171 óbitos e 48.685 casos confirmados. A cidade está com 2.513 casos ativos, dos quais 295 estão internados. São 180 pacientes para 154 leitos de enfermaria, 113 pacientes para 103 leitos de UTI Adulto e dois pacientes para cinco leitos de UTI Pediátrica. Há também 148 pacientes para 136 leitos de UTI Geral Privado Adulto e o s leitos de UTI Geral SUS estão com 164 pacientes para 163 leitos. Há uma evidente superlotação na cidade e por este motivo houve a inclusão de 12 leitos gerais extras de UTI adulto nos hospitais particulares, 26 leitos de enfermaria exclusivo Covid-19 SUS e 10 leitos de UTI adulto exclusivo covid-19 SUS. Dos 11 óbitos um deles aconteceu no dia 2; outro ocorreu no dia 4; três no dia 7; quatro deles ocorreram no dia 8; dois no dia 9. A idade das vítimas varia de 28 anos a 84 anos.
Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1